Veja como funciona a suspensão adaptativa do Ford Mustang
Demorou quase 50 anos, mas finalmente o Ford Mustang passou a ter uma suspensão mais moderna na nova geração. Entenda como funciona a tecnologia atual.
Demorou quase 50 anos, mas finalmente o Ford Mustang passou a ter uma suspensão mais moderna na nova geração. Até o lançamento do modelo atual, em 2015, o muscle car utilizava o sistema de eixo rígido na traseira. Agora, ele conta com um conjunto independente nas rodas posteriores, que também tem o auxílio de amortecedores magnéticos.
Isso permite que o sistema se ajuste de acordo com as condições da pista e do modo de condução selecionados pelo motorista. Os amortecedores MagneRide são equipados com um fluido viscoso eletromagnético e sensores que ajustam instantaneamente o comportamento da suspensão para oferecer a melhor resposta em cada situação. O resultado é maior conforto em retas e um desempenho mais firme em curvas.
Como funciona
Para funcionar, o sistema utiliza um fluido magnetoreológico (MRF). As partículas desse óleo reagem quando um campo eletromagnético é aplicado e mudam a sua viscosidade. Isso altera o comportamento na absorção de impactos. Outra característica dessa tecnologia é o seu controle mais preciso. Isso por causa da variação de intensidade do campo eletromagnético.
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Os sensores monitoram as condições da pista e os eletroímãs controlam as partículas de ferro suspensas no óleo. O campo magnético é ajustado automaticamente 1 mil vezes por segundo para alinhar as partículas em cada amortecedor. Essa tecnologia também é utilizada em próteses de última geração de atletas amputados que praticam esportes radicais, como snowboard e esqui.
Confira no vídeo do canal da Ford no YouTube mais detalhes do funcionamento do sistema.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.