Veja como funciona as vans gêmeas siamesas da Citroën
Imagine ter um carro com ‘’duas frentes’’, que pode até causar espanto, mas é funcional. Confira a inovação da Citroën.
Se os veículos utilitários são os seus preferidos, provavelmente esse modelo despertará a sua curiosidade. Imagine ter um carro com ‘’duas frentes’’, que pode até causar espanto, mas é funcional. Veja!
Vans siamesas da Citroën
A Citroën decidiu inovar ao adotar como modelo de linha, as chamadas ‘’vans siamesas’’ ou ‘’back to back’’.
Trata-se de um modelo com ‘’duas cabeças’’, ou seja, uma van completamente diferentona com duas cabines, ao invés de uma parte dianteira e outra traseira.
Apesar de extremamente incomum, o modelo tem lá sua finalidade, principalmente para empreendedores na redução de custos para envio de produtos.
Isso porque o Citroën Jumper Relay consiste na fixação de duas vans em uma estrutura temporária e são alvos principalmente de empresas para veículos especializados ou serviços de emergência e recuperação.
Cabines independentes
Cada cabine da van vem com sua própria transmissão e conjunto meânico. O Back to Back possui dois motores turbodiesel BlueHDi de quatro cilindros de aproximadamente 140 cavalos de potência (103 kW).
‘’Modelo personalizável’’
A van Citroën Relay Back to Back agrega um fator importante nos dias atuais do segmento, a ‘’personalização’’.
A adaptação, em aspas, se dá pela possibilidade de acoplamento de traseiras específicas para a van em questão, uma vez que a linha não possui o chassi de modo convencional.
Embora muita gente desconheça, a van da Citroën não é a única com esse perfil.
Dentro da própria Stellantis, a Peugeot traz a mesma proposta para um de seus modelos, o Boxer.
O Citroën Relay Back to Back custa a partir de 36 mil libras no Reino Unido, o equivalente a R$ 232 mil.
Baixo custo de produção
Além da sua funcionalidade para atividades específicas, a van Relay apresenta baixo custo de produção, já que não necessita do complemento da parte traseira, ou seja, o chassi do veículo, que deve ser acoplado posteriomente, porém, cada comprador tem a decisão de escolher o modelo que considra melhor, sem depender de um produto de fábrica.
Outro ponto positivo é o também reduzido custo de envio do veículo, uma vez que os modelos necessitam de menos espaços nos transportes e podem ser levados em mais unidades de um ponto A a um ponto B.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.