Veja como cuidar dos carros híbridos durante a quarentena

Em tempos de isolamento social e trabalho em home office, muitas vezes o veículo pode ficar um bom tempo estacionado na garagem e alguns cuidados são importantes para manter o bom funcionamento de todos os sistemas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Cuidados com os carros híbridos

A Volvo Car Brasil preparou algumas dicas para os proprietários deixarem seus veículos sempre em perfeito funcionamento. Os veículos híbridos que, além do motor à combustão possuem baterias e motor elétrico, precisam de um cuidado especial se ficarem muito tempo parados.

O grande diferencial desses modelos são as baterias e é este o maior ponto de atenção. Elas são responsáveis por armazenar a energia que será usada pelo motor elétrico e permite ao motorista rodar sem utilizar combustível. Caso o proprietário perceba que a bateria caiu abaixo dos 25%, a recomendação é ele realizar a recarga até o nível próximo de 25% novamente.  Atualmente, a marca vende no Brasil os modelos híbridos dos SUVs XC40, XC60 e XC60 e dos sedãs S60 e S90. Confira outras dicas gerais para a correta manutenção dos veículos:

Calibragem – Além do cuidado com as baterias, os proprietários dos veículos devem estar atentos a calibragem dos pneus. Se o veículo ficar muito tempo parado, usar a calibragem máxima recomendada no manual do proprietário. Quando voltar a rodar regularmente, fazer a calibragem de acordo com o indicado de acordo com para a quantidade de carga ou número de passageiros.

LEIA MAIS: VW Nivus chega até junho com motor 1.0 TSI, frenagem autônoma e porta-malas maior que o do T-Cross

Carros do BBB e cia.: relembre modelos que fizeram sucesso nos realities

Bateria 12V – Nos veículos híbridos, não é necessário realizar a carga ou manutenção da bateria de 12V, como é recomendado nos carros movidos à combustão. Esse sistema é dependente da bateria de alta tensão presente no veículo.

Combustível – A Volvo Car Brasil orienta aos proprietários a utilização de combustível premium (V-Power Racing, Octapro ou BR Podium). Dessa forma, o carro pode ficar sem problemas com o combustível armazenado no tanque por mais tempo.

Higienização – Limpar e desinfetar superfícies é mais importante do que nunca; e isso vale também para o interior de um carro. Para os bancos, utilize pano úmido e sabão neutro. Já para o volante, tela touch, câmbio e maçanetas devem ser limpos com álcool isopropílico (não usar álcool gel). E para manter a correta higienização, mantenha álcool em gel 70% sempre por perto para higienizar as mãos. E lembre-se de priorizar a limpeza nas superfícies que são mais tocadas, como botões, interruptores e maçanetas.

Na galeria, confira alguns veículos testados pelo Garagem360 em 2020.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar