Veja como bicicletários incentivam prática mais saudável no Dia Mundial sem Carro

Celebrado anualmente em 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro estimula as pessoas a deixar carros e motos na garagem. Veja alternativas!

Celebrado anualmente em 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro estimula as pessoas a deixar carros e motos na garagem, buscando incentivar os motoristas a experimentar novos meios de mobilidade, como por exemplo, a bicicleta.

Um dos pontos centrais para incrementar o uso da bike está na criação de bicicletários. Afinal, quem se desloca para o trabalho ou estudo precisa de um lugar para estacioná-la.

Em todo o mundo, o uso da bicicleta está relacionado a um estilo de vida mais saudável. Tanto que nesta terça-feira (20), a primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, lançou um plano destinado a favorecer o acesso da população francesa às bicicletas e que contará com financiamento de € 250 milhões (cerca de R$ 1,27 bilhão), em 2023. O número de ciclistas cresceu mais de 10% naquele país, neste ano.

Bicicletários incentivam o uso da bike em São Paulo no Dia Mundial sem Carro

Bicicletário no estacionamento do shopping (Foto: Divulgação/Shopping Frei Caneca)

Localizado num bairro central da cidade de São Paulo, o Shopping Frei Caneca aderiu à campanha do Dia Mundial Sem Carro disponibilizando 20 vagas de bicicletário dentro de seu estacionamento.

Próximo à Avenida Paulista, que oferece mais de 2 quilômetros de ciclovia, o centro de compras pretende, dessa forma, incentivar o aumento do ciclismo nos dias da semana. Até 2030, de acordo com o Valor Investe, o uso das bikes pode aumentar em média de 47% nas principais capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Pedalar com mais frequência traz, comprovadamente, benefícios que aparecem rapidamente para o corpo. Melhora no condicionamento físico, da postura, dores musculares, respiração e no sistema imunológico, além de ajudar no controle da ansiedade e da depressão.

“Precisamos incentivar as práticas mais saudáveis e oferecer facilitadores para nossos clientes. A bicicleta é um meio de transporte econômico, limpo, prático e rápido, portanto, é importante também oferecermos essa alternativa aos consumidores”, afirma a coordenadora de marketing do Shopping Frei Caneca, Eliane Oliveira.

O bicicletário do Shopping Frei Caneca está localizado no Piso G1 e funciona todos os dias, das 7h30 às 23h.

Novo bicicletário em shopping de Goiânia (GO)

Bicicletário do Goiânia Shopping (Foto: Divulgação)

No início deste mês, o Goiânia Shopping, na capital do Estado de Goiás, também inaugurou um novo bicicletário. O espaço conta 68 vagas para bicicletas, seis postos de carregamento de bikes elétricas, dez postos de carregamento de patinetes elétricos, lockers (armários), vestiários para troca de roupa, oficina com ferramentas e ponto para calibragem de pneus.

O novo espaço, localizado no estacionamento abaixo do Bretas, é de fácil acesso (entrada pela rampa da T-15), tem uso gratuito, entrada controlada e é disponibilizado como forma de incentivar o uso das bikes por clientes e colaboradores do shopping.

Bicicletários da Secretaria de Transportes Metropolitanos

Ciclovia do Rio Pinheiros, em São Paulo, é mantida pela STM (Foto: Divulgação)

Voltando a São Paulo, a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) é a grande provedora de vagas para o estacionamento de bicicletas da região. Além dos 49 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas, totalmente segregadas do trânsito de veículos motorizados, a STM mantém mais de 12 mil vagas em bicicletários.

A política da secretaria é fazer com que o uso da bicicleta esteja integrado à mobilidade urbana e ao transporte público de passageiros em massa. 

Se você pretende aproveitar o Dia Mundia Sem Carro com sua bike em São Paulo, confira aonde estão localizados os bicicletários da STM.

  • EMTU – A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) mantém bicicletários nos terminais metropolitanos Jabaquara, São Bernardo do Campo, Santo André Oeste, Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Luiz Bortolosso (Osasco). Além disso, o VLT conta com bicicletário com controle de acesso na Estação Barreiros, em Santos, e outras 12 estações com bicicletários externos de livre acesso. São 1.182 vagas totalmente gratuitas nos bicicletários da EMTU.
  • CPTM – Os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contam com 5.703 vagas em 20 bicicletários ao lado das estações. Destes, 18 são de responsabilidade da CPTM, totalmente gratuitos. Esses espaços contam com iluminação, piso de concreto e segurança para controlar os acessos. Para utilizá-los, basta fazer o cadastro mediante apresentação de RG e levar o próprio cadeado e corrente para prender a bicicleta. 
  • Metrô – O Metrô conta com 1.300 vagas para bicicletas, distribuídas em bicicletários (em quatro estações) e em paraciclos (em 25 estações). O uso dos bicicletários é gratuito e a bicicleta deve ser retirada no mesmo dia. Os ciclistas devem levar seus próprios cadeados e correntes e não precisam fazer cadastro. Nos paraciclos, são as mesmas regras, porém vale lembrar que o Metrô não se responsabiliza pelas bicicletas nesses locais. 
  • ViaQuatro – A concessionária ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, oferece atualmente 524 vagas em cinco bicicletários. As regras de utilização podem ser conferidas no site da ViaQuatro.

Bikes elétricas (Foto: Divulgação/Fantic)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA