Veja como a VW tornou o interior da linha ID. ainda mais sustentável

A VW quer tornar a linha ID. cada vez mais sustentável. E isso inclui a escolha de materiais reciclados para o interior desses veículos.

A Volkswagen quer tornar a linha ID., de veículos totalmente elétricos, cada vez mais sustentável. E isso inclui a escolha de materiais específicos para o interior desses veículos. Como exemplo, a VW elegeu um tecido feito com um fio chamado Seaqual, cujas fibras consistem em 10% de plásticos coletados nos oceanos e cerca de 90% de garrafas PET recicladas.

Ainda neste ano, os modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7 receberão componentes usados em produção em massa pela primeira vez.

Materiais reciclados tornam a linha ID. da VW mais sustentável

Bancos da linha ID. são revestido de tecido feito a partir de PET reciclado (Foto: Divulgação/Volkswagen)

“Através do uso de materiais reciclados e do interior com uso de insumos de origem não-animal em nossos modelos ID., estamos melhorando ainda mais o equilíbrio ecológico de nossos veículos. O feedback de nossos clientes confirma que continuaremos a expandir essas abordagens sustentáveis no futuro”, afirma Silke Bagschik, chefe da linha de produtos E-Mobility da Volkswagen.

O ID. Buzz, também conhecido como Kombi elétrica, foi o pioneiro em inovações de reciclagem. A Volkswagen já utiliza um grande número de novos materiais no interior da minivan. Agora, eles serão introduzidos nos outros modelos da família ID.. 

Os materiais usados em algumas forrações do bancos, como na cobertura do assoalho e no forro do teto da Kombi elétrica incluem componentes criados a partir de produtos reciclados. Entre eles está um tecido feito com um fio chamado Seaqual, cujas fibras consistem em 10% de plásticos coletados nos oceanos e cerca de 90% de garrafas PET recicladas.

Tinta com aparência cromada feita de composto natural foi aplicada em detalhes do ID. Buzz (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Até mesmo o acabamento ArtVelours Eco, usado pela primeira vez no ID. Buzz, tem em sua composição 71% de materiais recicláveis. Além disso, até o revestimento do piso da Kombi elétrica é feito de poliéster reciclado. Plásticos reciclados também podem ser encontrados na camada isolante do tapete. O mesmo se aplica a componentes como o revestimento inferior da carroceria e os revestimentos das caixas de rodas.

Outra novidade é sobre o cromado para peças de acabamento nas portas, painel de instrumentos e base do volante. Ele foi substituído por uma tinta líquida com aparência cromada que possui um aglutinante de composto natural. 

Algumas dessas inovações de reciclagem do ID. Buzz agora serão introduzidas nos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7. Todo componente reciclado atende aos mesmos critérios de qualidade e valor que os materiais já conhecidos e homologados pela marca.

Até 2030, a Volkswagen pretende reduzir as emissões de carbono por veículo em 40%, e a empresa planeja ser neutra em carbono até 2050. 

Para atingir estes objetivos, a marca analisa e otimiza todo o ciclo de vida do veículo: desde a pesquisa inicial, passando pelo desenvolvimento e produção, até à reciclagem no fim do ciclo de vida do produto.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile