Veja como a Nissan escolhe a cor dos seus carros
Dentro do processo de desenvolvimento de um novo veículo, a seleção das cores da carroceria faz parte das definições estratégicas feitas pelas montadoras, como a Nissan. As equipes de design estudam as preferências do consumidor e as tendências do mercado com dez anos de antecedência ao desenvolver novas cores, permitindo que eles entendam o impacto que isso terá no produto.
As cores acromáticas (branco, preto, cinza e prata) costumam ser as mais populares, pois são clássicas e atemporais. No entanto, o azul aumentou em popularidade nos últimos anos. Na América do Sul, essa cor cresceu 3% em 2021, tirando parte dessa participação de mercado da cor vermelha.
Enquanto os compradores de carros da região tendem a ser mais conservadores, alguns novos tons estão chamando a atenção dos compradores.
VEJA TAMBÉM
Nissan opta por cores “pessoais e únicas”
Segundo a montadora japonesa, descobrir as motivações dos compradores é essencial.
“Os clientes estão procurando cores e carros que atendam às suas necessidades, estilo de vida e proporcionem experiências que vão além de sua imaginação“, diz John Sahs, chefe de design da Nissan América do Sul, que liderou a criação de duas novas cores para o Novo Nissan Kicks e para a Nova Nissan Frontier.
“O azul elétrico especial do Kicks expressa as emoções enérgicas de nossos clientes, que têm perfil e estilo de vida ativos. O Cinza Shark da nova Nissan Frontier expressa exclusividade, confiança e se conecta com clientes que provam que podem fazer praticamente qualquer coisa que se propõem”.
Confira a seguir o que John Sahs pensa sobre o tema.
Processo criativo
“Antes de tudo, pensamos na mentalidade e no estilo de vida do cliente. Isso nos ajuda a nos conectar com eles e entender suas necessidades. Ao mesmo tempo, pesquisamos tendências futuras em termos de inovação, hábitos sociais, moda, cores e materiais. Com todas essas informações, prevemos, projetamos e escolhemos as cores que mais se adequam ao produto e ao cliente.”
De onde vem a inspiração
“A inspiração vem de diversas influências externas. Como designers, trabalhamos com uma mentalidade aberta, onde estamos sempre pensando fora da caixa. Somos inspirados pela jornada e experiências de nossos clientes. Analisamos quais são as novas tendências e inovações em publicidade, design de moda, produto, arquitetura, design gráfico e até filmes que expressam histórias inspiradoras.”
Como a cor se conecta com a personalidade de cada carro
“Cores e materiais são ingredientes de design que podem criar conexões emocionais ou lógicas com os clientes. Dependendo das cores e materiais, você pode se conectar com clientes que desejam ser expressivos em sua aparência ou transmitir exclusividade. É muito semelhante à forma como usamos nossas roupas em determinados momentos de nossas vidas.”