Veja a forma correta de carregar o seu celular dentro do carro

Se você tem o costume de carregar o seu celular dentro do carro, deve ficar atento aos problemas que essa prática pode causar ao aparelho.

Carregar o celular no carro pode parecer a solução perfeita para quem está no trânsito – seja a caminho do trabalho, passeio no shopping ou para visitar amigos. No entanto, há alguns perigos associados a essa prática que podem afetar a vida útil da bateria do aparelho. Se você tem o costume de carregar o seu celular dentro do carro, então fique atento às dicas a seguir.

Saiba como carregar o seu celular dentro do carro corretamente

Carros atuais dão opções de energia para o carregamento: porta USB deve ser evitada (Foto: Getty Images)

Primeiramente, é importante entender que carregar o celular no carro significa utilizar a bateria do veículo como fonte de energia para o smartphone. Especialistas em tecnologia alertam para o fato de que essa prática pode danificar o aparelho ao longo do tempo.

De acordo com Monique de Ulhôa Canto, co-fundadora e CEO da Nacional Smart, distribuidora de peças de reposição para aparelhos Apple, o carregamento do celular no carro pode trazer sérios riscos, especialmente se for utilizada a porta USB como entrada de energia. Segundo ela, é recomendável utilizar um carregador veicular de qualidade e homologado pela Anatel, com filtro de energia, a fim de evitar riscos como um curto-circuito na placa do aparelho.

“Uma dica importante para melhorar a segurança é conectar o celular no cabo de carregamento somente após ligar o veículo. Isso ocorre porque é comum ocorrer oscilações na corrente elétrica ao dar partida no carro, o que pode danificar a bateria do celular e os componentes internos referente a ela na placa do seu aparelho”, afirma a especialista.

 

Enquanto carrregando, celular não deve ser utilizado (Foto: Divulgação/Power Bear)

Entre os outros riscos comuns associados ao carregamento do celular no carro, destacam-se: 

  • Superaquecimento, que pode causar danos permanentes à bateria e ao desempenho do celular; 
  • Voltagem instável, que reduz a vida útil da bateria; 
  • Corrente elétrica insuficiente ao utilizar a porta USB, que pode prolongar o tempo de carregamento e, em longo prazo, danificar o celular.

Por todos esses motivos, a especialista recomenda que se evite o carregamento constante do celular no carro pela entrada USB, optando-se por fontes de energia mais seguras e estáveis para carregar a bateria do aparelho. “Caso seja realmente inevitável carregar o celular no carro, não o utilize durante o carregamento, para evitar o superaquecimento da bateria”, aponta Monique Canto.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile