Veja modelos que podem ser considerados os novos clássicos nacionais
Volkswagen Fusca, Chevrolet Opala, Dodge Charger, Ford Maverick… estes e diversos outros modelos são considerados verdadeiros clássicos da indústria automobilística. Porém, muitos veículos lançados entre a década de 1990 e 2000 têm tudo para entrar neste seleto clube. Confira alguns dos candidatos a novos clássicos nacionais.
Novos clássicos nacionais
- Chevrolet Omega: lançado como sucessor do Opala em 1992, era o carro mais moderno fabricado no Brasil na época |Foto: Divulgação
- Chevrolet Omega |Foto: Divulgação
- Chevrolet Omega |Foto: harry_nl via Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Ford Escort XR3: a primeira geração, lançada em 1984 no Brasil, já tem um lugar na seção de clássicos, mas o modelo apresentado em 1992, principalmente a versão XR3, está na briga por uma vaga |Foto: Eduardo Bregaida (Template:Own: Escort Clube) [Public domain], undefined
- Chevrolet Vectra A: embora a segunda geração tenha consolidado o Vectra, foi na primeira, lançada no País em 1993, que a versão esportiva GSi foi apresentada; seu motor 2.0 de 150 cv possui grandes fãs até os dias atuais |Foto: Divulgação
- Chevrolet Vectra A |Foto: Divulgação
- Chevrolet Calibra: baseado na plataforma do Vectra, este cupê era importado, mas compartilhava o motor com a versão GSi do sedã; tem tudo para ser cada vez mais valorizado com o passar dos anos |Foto: Divulgação
- Chevrolet Calibra |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Turbo: se no fim de sua produção só havia a versão 1.0, em 1994 o mais rápido de todos os “Unos” era apresentado; a versão vinha com motor 1.4 turbo, conforme o nome indicava; só ficou em produção por dois anos e um exemplar em bom estado é raridade nos dias atuais |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Turbo |Foto: Divulgação
- Fiat Tempra Turbo: também lançada em 1994, a versão turbo do sedã médio era impulsionada por um motor 2.0; duas portas e pintura vermelha ressaltavam a esportividade do modelo |Foto: Divulgação
- Fiat Tempra Turbo |Foto: Divulgação
- Chevrolet Corsa GSi: alinhado com o modelo europeu, o Corsa revolucionou o mercado dos hatchs pequenos no Brasil em seu lançamento; em 1995 recebia sua versão apimentada, impulsionada por um motor 1.6 de 108 cv, além de destalhes exclusivos na carroceria, como saias laterais e aerofólio traseiro | Foto: Divulgação
- Chevrolet Corsa GSi | Foto: Divulgação
- Fiat Coupé: com design futurista, esse modelo importado pela montadora italiana só rodou dois anos em território nacional, de 1995 a 1997; com cerca de 1000 exemplares vendidos na época, é raridade encontrar hoje em dia | Foto: Divulgação
- Fiat Coupé | Foto: Divulgação
- Fiat Coupé | Foto: NZ Car Freak via Visual hunt / CC BY
- Volkswagen Gol GTI 16V: por mais que a primeira geração do GTI seja um ícone, a segunda, apresentada em 1995, era ainda mais exclusiva e potente; seu motor 2.0 era importado e rendia 141 cv |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol GTI 16V |Foto: Divulgação
- Chevrolet Vectra B: a segunda geração do Vectra o consolidou no País, sendo referência no segmento por vários anos; o projeto moderno para a época, alinhado ao seu desenho esportivo, eternizaram o sedã no mercado nacional |Foto: Divulgação
- Chevrolet Vectra B |Foto: Divulgação
- Audi A3: a primeira geração do hatch foi lançada no País em 1996, sendo que três anos depois passou a ser fabricada nacionalmente; compartilhava plataforma com a quarta geração do Golf e era um dos modelos mais modernos da época, além de ser o primeiro Audi produzido no Brasil |Foto: M 93, CC BY-SA 3.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33262483
- Audi A3 |Foto: M 93, CC BY-SA 3.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=33262497
- Audi A3 |Foto: Divulgação
- Audi A3 |Foto: Divulgação
- Volkswagen Golf GTI: ao lado do irmão A3, a quarta geração do Golf foi a primeira produzida no Brasil; a esportiva GTI, que utilizava o motor 1.8 turbo de 150 cv, e ganhou mais 30 cv em 2002, era o sonho de consumo de muitos brasileiros; o modelo iniciou sua “carreira” em 1997 no País, sendo nacionalizado dois anos depois |Foto: Divulgação
- Volkswagen Golf GTI | Foto: Wikimedia/M 93
- Fiat Marea Turbo: mantendo a tradição de veículos turbinados, a Fiat lançou em 1998 a versão potente do sedã e da perua Marea; os veículos eram equipados com propulsor 2.0 turbo de 182 cavalos de potência |Foto: Divulgação
- Fiat Marea Turbo |Foto: Divulgação
- Fiat Marea Turbo |Foto: Divulgação
- Volkswagen Gol GTI (G3): em 1999, a Volkswagen apresentava a terceira geração do Gol, que trazia a versão GTI; seu motor 2.0 16V estava mais potente, rendendo 147 cv; o automóvel saiu de linha em 2000 |Foto: Divulgação
- Fiat Stilo Abarth: rival do VW Golf, o Stilo não fez muito sucesso no Brasil, porém, a versão esportiva Abarth foi bem cobiçada; com propulsor cinco cilindros de 2,4 litros e 167 cv, foi produzida entre 2002 e 2008 |Foto: Divulgação
- Fiat Stilo Abarth |Foto: Divulgação
- Honda New Civic: a penúltima geração do Civic, lançada em 2006, foi um marco definitivo na carreira do sedã japonês; a versão esportiva Si, de 2007, vinha com motor 2.0 de 192 cv e foi sucesso de vendas |Foto: Divulgação
- Honda New Civic |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.