Veículos elétricos no Brasil: vendas crescem e Toyota é a líder
Os dados foram levantados pela Carcon Automotive – consultoria automotiva – e revelam que de janeiro a julho de 2021 foram vendidos no Brasil 17.554 veículos elétricos leves. Com isso, um crescimento de 85% no comparativo com o mesmo período de 2020.
Além disso, a consultoria mostra que a Toyota lidera as montadoras que mais vendem veículos elétricos ou híbridos leves. Veja o estudo completo!
Venda de veículos elétricos no Brasil; confira os números!
A consultoria também revela que foram 17.554 veículos leves eletrificados vendidos no período mencionado contra 9.263 no ano anterior. Assim, o crescimento dos sete primeiros meses de 2021 em relação ao ano passado é de 85%, conforme mencionado.
Além disso, a Carcon destaca que, no mesmo período avaliado, o crescimento de vendas dos veículos leves em geral foi de 25%. O crescimento apontado dos veículos leves é baseado nos dados da Fenabrave.
Por exemplo, no gráfico a seguir é possível ver a participação das vendas dos veículos elétricos leves ao longo dos últimos anos. Assim, nota-se o crescimento significativo da frota eletrificada no Brasil.
Enquanto isso, embalada pelo crescimento da eletrificação, a Carcon Autmotive proteja que, até o final de 2021, o aumento nas vendas dos veículos elétricos seja de 88% em relação a 2020. Ou seja, alcançando um total de 35.500 veículos leves eletrificados vendidos.
Por outro lado, especialistas da consultoria apontam que o Brasil ainda está longe de muitos países que já implementam estratégias específicas, afim de incentivar da eletrificação veicular. Mas, um aumento importante nesta tendência pode ser observado, conforme gráfico abaixo:
Veja também: Hyundai Creta 2022, Preços, Test Drive, Foto e Mais!
Toyota lidera a eletrificação
Além disso, no gráfico seguinte, por distribuição de montadoras, a Toyota predomina nas vendas de veículos elétricos, devido aos seus modelos híbridos, com 57%. Em seguida, temos a Volvo com 23% do mercado e a BMW com 7%.
- Toyota: 57%
- Volvo: 23%
- BMW: 7%
- Porsche: 4%
- Outros: 5%
- Renault: 1%
- Daimler: 1%
- BYD: 1%
- GM: 1%