Veículos elétricos já desvalorizaram 47%; será que ficam mais baratos?

Levar um dos veículos elétricos disponíveis por aqui para casa é o sonho atual de muita gente. No entanto, ainda há uma grande barreira: o preço para adquirir uma unidade.

Curiosamente, levantamentos recentes apontam que esses veículos já desvalorizam mais de 40%, o que sugere que, em um futuro próximo, eles estarão ainda mais baratos.

Mas como assim? Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!

Veículos elétricos já desvalorizaram 47%, mas o que está por trás disso?

Você acreditaria se alguém te dissesse que um dos principais motivos por trás dessa queda de preços dos veículos elétricos tem relação direta com a chegada de uma única marca no Brasil?

Bem, é exatamente isso. Estamos falando de ninguém mais ninguém menos que a popular BYD. Isto é, antes de sua chegada por aqui, as opções de veículos elétricos eram limitadas e caras, o que acaba por torná-los um tanto quanto inacessíveis.

No entanto, com o lançamento do BYD Dolphin, em 2023, a marca passou a introduzir modelos atraentes a preços significativamente mais acessíveis, o que critou o chamado “efeito BYD“.

Basicamente, esse movimento foi responsável por reforçar uma competição acirrada entre os fabricantes, levando a uma redução generalizada nos preços dos veículos elétricos já estabelecidos. 

O resultado é que, desde então, as fabricantes compartilham da mesma meta: lançar ao mercado veículos elétricos cada vez mais tecnológicos e com preços atrativos, a fim de conquistar a liderança.

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Quais carros elétricos mais desvalorizaram no Brasil?

Entenda melhor:

  • Renault Kwid E-Tech: lançado em 2022 por R$ 142.990, o Kwid E-Tech experimentou uma queda de preço para R$ 79.700 no mercado de usados, o que resultou em uma desvalorização de 44,3%, causada justamente pelo impacto do BYD Dolphin, o que “forçou” a Renault a reduzir seus preços para se manter competitiva.
  • Peugeot e-208 GT: o modelo da Peugeot começou a ser vendido por R$ 276.990 em 2022, mas sua trajetória de preços testemunhou uma queda drástica até R$ 146.000 no mercado de usados. De forma mais clara, isso corresponde a uma desvalorização de 47,2%, a maior entre os modelos elétricos analisados. O e-208 GT, com sua proposta mais premium e esportiva, enfrentou dificuldades para manter seu valor em um mercado que rapidamente se voltou para opções mais acessíveis e econômicas, o que se intensificou com a chegada dos modelos da BYD.
  • JAC E-JS1: lançado inicialmente por R$ 149.990, o JAC E-JS1 viu seu preço cair para R$ 80.800 no mercado de usados, marcando uma desvalorização de 46%, e o motivo é o mesmo dos já mencionados.
  • Fiat 500e: o popular Fiat 500e foi lançado por R$ 255.990, mas seu preço no mercado de usados desceu para R$ 159.820, o que reflete uma desvalorização de 37,5%. Apesar de oferecer um design distinto e acabamentos de luxo, o 500e teve que enfrentar a realidade de um mercado que favoreceu opções mais acessíveis, o que força uma readequação nos preços.
  • Chevrolet Bolt EV: por fim, chegando ao mercado com um preço de R$ 329.000, o Chevrolet Bolt EV conta uma desvalorização até R$ 174.000, o que representa uma queda de 47,1%. O modelo sofreu um dos maiores impactos no mercado devido ao seu alto preço inicial e ao surgimento de alternativas mais econômicas, que ofereciam tecnologias comparáveis ou superiores a um custo significativamente menor.

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