Veículos elétricos: economia por quilômetro rodado é superior a 57% em relação aos carros a combustão
Veículos elétricos: economia por quilômetro rodado é superior a 57% em relação aos carros a combustão. Veja o estudo da Volvo.
Mesmo com o aumento na energia divulgado pela Aneel que acionou a bandeira vermelha patamar 2, ainda é mais vantajoso ter um veículo elétrico em relação a um movida a gasolina, por exemplo.
É o que mostra um estudo feito pela Volvo, que levou em consideração o aumento de 7,87% no custo do kWh. Segundo a montadora, a economia por quilômetro rodado chega a ser 57% superior do que um veículo a combustão.
Economia dos veículos elétricos chega a 57% em relação aos modelos a combustão
Para chegar a este percentual, a Volvo utilizou o preço de R$ 0,81, pelo kWh (já acrescido do aumento da Aneel).
“Apesar deste aumento, em virtude do baixo volume de chuvas nos últimos meses em todo o Brasil, os veículos elétricos seguem sendo a alternativa mais em conta para o consumidor”, ressalta a montadora.
Para o estudo a montadora utilizou as seguintes informações de autonomia:
- EX30 – bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km (segundo o Inmetro),
- XC40 e C40 – baterias de 78 kWh e autonomia 385 km (segundo o Inmetro).
Ao considerar esses três modelos totalmente elétricos da Volvo, é possível gastar entre R$ 41,31, no caso do EX30 Core Single Motor; ou R$ 63,18, se o cliente é proprietário de um XC40 ou C40 (versão Ultimate).
Ou seja, para rodar um quilômetro, os proprietários de Volvos EX30, C40 ou XC40 gastam menos de 17 centavos – R$ 0,164 (C40 e XC40) e R$ 0,165 (EX30 Core).
Ao comparar com um carro a gasolina com tanque de 45 litros, o valor necessário será de R$ 274,05 – considerando o preço médio no Brasil de R$ 6,09.
Para etanol, cujo valor médio é de R$ 4,04 o total ficaria em R$ 181,80.
Foi considerado o consumo de 10km/l. Nesse caso o custo do km rodado é de aproximadamente 61 centavos, com gasolina; e 40 centavos, com etanol.
De acordo com a marca, na hipótese mais econômica de um carro a combustão, o custo por km rodado é maior do que o dobro do que se gasta com qualquer Volvo elétrico.
Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências.
“No levantamento feito, a economia é de 72,2% em comparação ao custo por quilômetro rodado com gasolina e 57,5% em relação ao etanol. Independente do assunto, se me mostrassem dados que eu poderia economizar mais de 50%, eu não pensaria duas vezes antes de adotar a alternativa mais econômica”, analisa Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
Qual o preço do km rodado dos carros da Volvo?
A Volvo fez um levantamento do custo médio do quilômetro rodado e chegou aos seguintes valores:
-
EX30 Core (51kWh) – R$ 41,31; custo por quilômetro rodado R$ 0,165;
-
EX30 Core Extended Range (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166;
-
EX30 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166
-
EX30 Ultra (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166
-
XC40 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169
-
XC40 Ultimate (78kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164
-
C40 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169
-
C40 Ultimate (78kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164
Agora, os valores para carros a combustão, considerando um tanque de 45 litros e consumo médio de 10km/l:
- Gasolina – R$ 274,05; custo por quilômetro rodado R$ 0,613
-
Etanol – R$ 181,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,404
Leia também:
Condomínios estão preparados para a chegada dos carros elétricos?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.