Veículos elétricos: economia por quilômetro rodado é superior a 57% em relação aos carros a combustão

Veículos elétricos: economia por quilômetro rodado é superior a 57% em relação aos carros a combustão. Veja o estudo da Volvo.

Mesmo com o aumento na energia divulgado pela Aneel que acionou a bandeira vermelha patamar 2, ainda é mais vantajoso ter um veículo elétrico em relação a um movida a gasolina, por exemplo. 

É o que mostra um estudo feito pela Volvo, que levou em consideração o aumento  de 7,87% no custo do kWh. Segundo a montadora, a economia por quilômetro rodado chega a ser 57% superior do que um veículo a combustão.

Economia dos veículos elétricos chega a 57% em relação aos modelos a combustão

Para chegar a este percentual, a Volvo utilizou o preço de R$ 0,81, pelo kWh (já acrescido do aumento da Aneel).

“Apesar deste aumento, em virtude do baixo volume de chuvas nos últimos meses em todo o Brasil, os veículos elétricos seguem sendo a alternativa mais em conta para o consumidor”, ressalta a montadora.

Para o estudo a montadora utilizou as seguintes informações de autonomia:

  • EX30 – bateria de 51 kWh e autonomia de 250 km (segundo o Inmetro),
  • XC40 e C40 – baterias de 78 kWh e autonomia 385 km (segundo o Inmetro).

Ao considerar esses três modelos totalmente elétricos da Volvo, é possível gastar entre R$ 41,31, no caso do EX30 Core Single Motor; ou R$ 63,18, se o cliente é proprietário de um XC40 ou C40 (versão Ultimate). 

Ou seja, para rodar um quilômetro, os proprietários de Volvos EX30, C40 ou XC40 gastam menos de 17 centavos – R$ 0,164 (C40 e XC40) e R$ 0,165 (EX30 Core).

Ao comparar com um carro a gasolina com tanque de 45 litros, o valor necessário será de R$ 274,05 – considerando o preço médio no Brasil de R$ 6,09.

Para etanol, cujo valor médio é de R$ 4,04 o total ficaria em R$ 181,80. 

Foi considerado o consumo de 10km/l. Nesse caso o custo do km rodado é de aproximadamente 61 centavos, com gasolina; e 40 centavos, com etanol. 

De acordo com a marca, na hipótese mais econômica de um carro a combustão, o custo por km rodado é maior do que o dobro do que se gasta com qualquer Volvo elétrico.

Veículos elétricos são até 57% mais econômicos que os carros a combustão - Foto: Divulgação
Veículos elétricos são até 57% mais econômicos que os carros a combustão – Foto: Divulgação

Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências.

“No levantamento feito, a economia é de 72,2% em comparação ao custo por quilômetro rodado com gasolina e 57,5% em relação ao etanol. Independente do assunto, se me mostrassem dados que eu poderia economizar mais de 50%, eu não pensaria duas vezes antes de adotar a alternativa mais econômica”, analisa Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Qual o preço do km rodado dos carros da Volvo?

A Volvo fez um levantamento do custo médio do quilômetro rodado e chegou aos seguintes valores:

  • EX30 Core (51kWh) – R$ 41,31; custo por quilômetro rodado R$ 0,165;

  • EX30 Core Extended Range (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166;

  • EX30 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166

  • EX30 Ultra (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,166

  • XC40 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169

  • XC40 Ultimate (78kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164

  • C40 Plus (69kWh) – R$ 55,89; custo por quilômetro rodado R$ 0,169

  • C40 Ultimate (78kWh) – R$ 63,18; custo por quilômetro rodado R$ 0,164

Volvo C40 - Foto: divulgação
Volvo C40 – Foto: divulgação

Agora, os valores para carros a combustão, considerando um tanque de 45 litros e consumo médio de 10km/l:

  •  Gasolina – R$ 274,05; custo por quilômetro rodado R$ 0,613
  • Etanol – R$ 181,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,404

Leia também:

Condomínios estão preparados para a chegada dos carros elétricos?

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA