Veículos elétricos da Renault usam energia eólica na Escócia
ZOE e Kangoo Z.E. são alimentados com a eletrecidade proveniente de aerogeradores
A Renault está apostando pesado em sustentabilidade, e prova disso são que alguns carros elétricos da marca estão sendo abastecidos até utilizando a energia do vento. Na Escócia, nove modelos do ZOE e um do Kangoo Z.E. são alimentados por aerogeradores e estão disponíveis para locação.
Os automóveis podem ser usados por habitantes e turistas, especialmente para trajetos nas ilhas Hébridas Exteriores, um dos cartões postais do país europeu.
A maior parte da eletricidade necessária para abastecê-los vem do parque eólico de Pentland Road. A estrutura recebeu investimento de £ 24 milhões (cerca de R$ 145 milhões) e produz energia renovável para toda a ilha. A área foi escolhida a dedo e conta com o clima ideal para absorção da energia elétrica proveniente do vento.
LEIA MAIS: Caros no Brasil, carros elétricos são realidade no exterior
O investimento já está trazendo resultados em sustentabilidade. Segundo a agência internacional de energia, sete milhões de veículos elétricos em circulação permitiriam economizar 400 mil barris de petróleo por dia até 2020.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.