Vendas em queda e explosão dos apps: a indústria automotiva de 2010 a 2020
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou um estudo que mostra a evolução dos veículos automotivos nacionais na década passada, desde a indústria, até os produtos do mercado.
“Os anos 2010 foram um teste sem precedentes à resiliência da indústria automotiva nacional, e a década de 2020 dá todos os sinais de que será a mais disruptiva na história do nosso setor e da mobilidade”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.
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Vendas de veículos
Todos os indicadores da década passada revelam um tombo sem igual nas vendas e na produção a partir de 2015. Os números do Banco Central do Brasil mostram que sem o socorro das matrizes, muitas montadoras poderiam sucumbir à longa recessão da segunda parte dos anos 2010.
No total, houve um ingresso líquido de US$ 24,1 bilhões para que os fabricantes conseguissem investir em produtos, tecnologias e modernizações, mesmo numa fase de grandes prejuízos.
Fatores que interferem na venda
Além de uma grande recessão, a indústria nacional enfrentou desafios comuns a todo o setor automotivo global, que é a mudança dos hábitos de consumo de mobilidade. De acordo com levantamento da Anfavea, o Brasil já tem 253 aplicativos de transporte, fenômeno que impacta a forma de venda de veículos.
Um exemplo dessas mudanças são as Vendas Diretas, que pouco sofreram nos anos de depressão do mercado, e hoje representam 37% dos licenciamentos de veículos leves no País, excluídas daí as vendas PcD (uma venda varejo com isenções, que por lei é considerada uma espécie de faturamento direto).
Dentre os vários segmentos de Venda Direta, as locadoras lideram, com quase 20% do mercado total. “Várias empresas terceirizam suas frotas, muitos motoristas de aplicativos usam carros de locadoras, e assim esse canal de vendas torna-se fundamental para o setor automotivo”, explica o presidente da Anfavea.
Novas perspectivas
Na visão de Moraes, a década conturbada que se passou deixa várias lições para que a indústria e o Brasil enfrente os grandes desafios dos próximos 10 anos. “Há muito espaço para melhorar as formas de financiamento de veículos, aumentar a competitividade, ampliar as exportações e explorar o potencial criativo da indústria instalada no país”, resume o presidente da Anfavea.
Carros mais vendidos em 2019
Na galeria, confira quais foram os 30 carros mais emplacados no último ano. As picapes também foram incluídas no álbum de fotos, já que a Fenabrave classifica esses utilitários como comerciais leves.
- 1- Chevrolet Onix: 241.214 unidades |Foto: Divulgação
- 1- Chevrolet Onix: 241.214 unidades |Foto: Divulgação
- 2- Ford Ka: 104.331 unidades |Foto: Divulgação
- 2- Ford Ka: 104.331 unidades |Foto: Divulgação
- 3- Hyundai HB20: 101.590 unidades |Foto: Divulgação
- 3- Hyundai HB20: 101.590 unidades |Foto: Divulgação
- 4- Renault Kwid: 85.117 unidades |Foto: Divulgação
- 4- Renault Kwid: 85.117 unidades |Foto: Divulgação
- 5- Volkswagen Gol: 81.285 unidades |Foto: Divulgação
- 5- Volkswagen Gol: 81.285 unidades |Foto: Divulgação
- 6- Fiat Argo: 79.001 unidades |Foto: Divulgação
- 6- Fiat Argo: 79.001 unidades |Foto: Divulgação
- 7- Fiat Strada: 76.223 unidades |Foto: Divulgação
- 7- Fiat Strada: 76.223 unidades |Foto: Divulgação
- 8- Chevrolet Prisma: 73.721 unidades |Foto: Divulgação
- 8- Chevrolet Prisma: 73.721 unidades |Foto: Divulgação
- 9- Volkswagen Polo: 72.057 unidades |Foto: Divulgação
- 9- Volkswagen Polo: 72.057 unidades |Foto: Divulgação
- 10- Jeep Renegade: 68.726 unidades |Foto: Divulgação
- 10- Jeep Renegade: 68.726 unidades |Foto: Divulgação
- 11- Fiat Toro: 65.566 unidades |Foto: Divulgação
- 11- Fiat Toro: 65.566 unidades |Foto: Divulgação
- 12- Jeep Compass: 60.362 unidades |Foto: Divulgação
- 12- Jeep Compass: 60.362 unidades |Foto: Divulgação
- 13- Hyundai Creta: 57.460 unidades |Foto: Divulgação
- 13- Hyundai Creta: 57.460 unidades |Foto: Divulgação
- 14- Toyota Corolla: 56.727 unidades |Foto: Divulgação
- 14- Toyota Corolla: 56.727 unidades |Foto: Divulgação
- 15- Nissan Kicks: 56.062 unidades |Foto: Divulgação
- 15- Nissan Kicks: 56.062 unidades |Foto: Divulgação
- 16- Fiat Mobi: 53.444 unidades |Foto: Divulgação
- 16- Fiat Mobi: 53.444 unidades |Foto: Divulgação
- 17- Ford Ka Sedan: 51.260 unidades |Foto: Divulgação
- 17- Ford Ka Sedan: 51.260 unidades |Foto: Divulgação
- 18- Renault Sandero: 50.303 unidades |Foto: Divulgação
- 18- Renault Sandero: 50.303 unidades |Foto: Divulgação
- 19- Honda HR-V: 49.488 unidades |Foto: Divulgação
- 19- Honda HR-V: 49.488 unidades |Foto: Divulgação
- 20- Volkswagen Virtus: 46.876 unidades |Foto: Divulgação
- 20- Volkswagen Virtus: 46.876 unidades |Foto: Divulgação
- 21- Volkswagen Saveiro: 42.270 unidades |Foto: Divulgação
- 21- Volkswagen Saveiro: 42.270 unidades |Foto: Divulgação
- 22- Toyota Hilux: 40.419 unidades |Foto: Divulgação
- 22- Toyota Hilux: 40.419 unidades |Foto: Divulgação
- 23- Volkswagen Fox: 38.487 unidades |Foto: Divulgação
- 23- Volkswagen Fox: 38.487 unidades |Foto: Divulgação
- 24- Toyota Yaris: 37.686 unidades |Foto: Divulgação
- 24- Toyota Yaris: 37.686 unidades |Foto: Divulgação
- 25- Volkswagen T-Cross: 37.081 unidades |Foto: Divulgação
- 25- Volkswagen T-Cross: 37.081 unidades |Foto: Divulgação
- 26- Hyundai HB20S: 34.893 unidades |Foto: Divulgação
- 26- Hyundai HB20S: 34.893 unidades |Foto: Divulgação
- 27- Ford EcoSport: 34.206 unidades |Foto: Divulgação
- 27- Ford EcoSport: 34.206 unidades |Foto: Divulgação
- 28- Chevrolet S10: 32.161 unidades |Foto: Divulgação
- 28- Chevrolet S10: 32.161 unidades |Foto: Divulgação
- 29- Volkswagen Voyage: 32.055 unidades |Foto: Divulgação
- 29- Volkswagen Voyage: 32.055 unidades |Foto: Divulgação
- 30- Toyota Yaris Sedan: 29.759 unidades |Foto: Divulgação
- 30- Toyota Yaris Sedan: 29.759 unidades |Foto: Divulgação