Ford Corcel, Fiat 147, Chevrolet Monza… esses são alguns dos modelos que marcaram época e conquistaram brasileiros. Hoje, os fãs destes modelos realizam encontros para trocar experiências, informações e também conhecer outros donos de veículos antigos. Confira agora a lista preparada pelo Garagem dos veículos que mereciam ser lançados novamente.
Volkswagen Karmann Ghia: lançado no Brasil em maio de 1962, o cupê trazia motor de 1.200 cm³ e 30 cv, utilizado até 1967, quando foi substituído pelo de 1.500 cm³ e 44 cv; em janeiro de 1968, ganhou versão conversível; o fim da produção se deu em 1975|Foto: Divulgação
Ford Escort: o veículo começou a ser vendido na Europa em 1968, e apenas 15 anos depois chegou ao País; a versão que mais agradou os brasileiros foi a esportiva XR3 (foto), lançada em 1984|Foto: RGM_Photograph via VisualHunt.com / CC BY-NC
Ford Corcel: chegou ao mercado em 1969; nove anos depois, a montadora norte-americana introduziu o modernizado Corcel II|Foto: Alexandre Jorge via Visualhunt / CC BY-NC
Ford MavericK; ele foi mostrado pela primeira vez em 1973; produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o clássico chegou às lojas com motor de oito cilindros; na pista, atingia 180 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 11 segundos|Foto: Telstar Logistics via VisualHunt.com / CC BY-NC
Volkswagen Passat: apesar de ainda existir à venda uma linha com essa nomenclatura, os veículos nada tem a ver com o lançado em 1974, e que até hoje tem fãs e colecionadores espalhados pelo País; em 1983, a VW trouxe para cá o esportivo Passat GTS Pointer, que também fez muito sucesso; ele contava com suspensão recalibrada, rodas de liga leve e bancos dianteiros Recaro|Foto: Divulgação
Fiat 147: lançado no Brasil em 1976, com motor 1.3, o compacto foi um dos carros mais vendidos do País na década de 1980; inspirado no italiano 127, ele foi o primeiro carro da Fiat a ser produzido no Brasil; sua fabricação nacional foi encerrada em 1987|Foto: Divulgação
Ford Del Rey: um dos modelos mais queridos da montadora norte-americana, ele chegou às concessionárias brasileiras em 1981; até 1991, cerca de 350 mil unidades haviam sido produzidas |Foto: Divulgação/Qwerty242/Wikimedia
Chevrolet Monza: seu lançamento foi em maio de 1982 e, em fevereiro de 1990, a montadora colocou à venda Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível; quatro anos depois, o veículo foi líder de vendas no Brasil, com 53 mil unidades comercializadas |Foto: Divulgação
Fiat Tempra: o sedã chegou por aqui no primeiro semestre de 1993 e vinha bem equipado de série, com vidros e travas elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica progressiva e rodas de liga leve; a versão Turbo, com motor 2.0 8V, foi a que mais atraiu a atenção dos brasileiros | Foto: Divulgação
Chevrolet Kadett: em abril de 1989, o veículo foi apresentado no País; sua versão conversível, a GSi, chegou por aqui três anos depois|Foto: Divulgação
Em novembro de 1968, a Chevrolet lançou seu primeiro carro de passageiros produzido no Brasil: o Opala; três meses após sua estreia, ele já havia alcançado 750 mil unidades produzidas; em abril de 1991, para tristeza de muitos, saiu de linha|Foto: Divulgação
O Santana, em 1984, marcou a entrada da Volkswagen no segmento de luxo; em 1991, quando chegou a segunda geração, ele se tornou o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS |Foto: Divulgação