Veículo elétrico: dicas para atingir o máximo de autonomia

Vai comprar ou já tem um veículo elétrico? Veja as dicas para atingir o máximo de autonomia.

A crescente popularidade dos veículos elétricos se deve, em grande parte, à economia em relação aos modelos a combustão. Hoje em dia, a autonomia dos eletrificados aumentou, mas é possível potencializar ainda mais com o uso correto. 

Para ajudá-lo, nós do Garagem360, preparamos este post com algumas práticas para otimizar o consumo da bateria. Acompanhe!

Como aumentar a autonomia da bateria do veículo elétrico?

Cuidado com o estilo de direção do veículo elétrico

A Chevrolet fez testes e mostrou que o Bolt EUV pode ter sua autonomia ampliada de  400 km para pouco mais de 900 km. Isso foi possível a uma velocidade de 35 km/h e sem qualquer aparelho ligado, inclusive a multimídia. 

Nem sempre é possível rodar nessas condições, mas você pode adotar um estilo de condução mais “passivo”, evitando arrancadas bruscas ou frenagens intensas e mantendo a velocidade constante. 

O ideal aqui é acelerar de forma gradual e aproveitar a frenagem regenerativa para recarregar a bateria. 

Não use o ar-condicionado

Um carro a combustão com ar-condicionado ligado consome em média 10% a mais de combustível, podendo chegar a 20% dependendo do uso. 

Não há uma medição exata para os carros elétricos, mas é certo que eles consomem mais a bateria com o aparelho ligado. Então, se for possível desligue o ar se quiser percorrer alguns km a mais sem precisar recarregar a bateria.

Ar condicionado, multimídia e outros aparelhos podem reduzir a autonomia do veículo elétrico. Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Ar condicionado, multimídia e outros aparelhos podem reduzir a autonomia do veículo elétrico. Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Temperatura externa

Em dias com temperatura muito baixa ou muito alta, o sistema de climatização do veículo trabalha com mais intensidade, consumindo mais energia. A sugestão é  usar o pré-condicionamento para manter a temperatura agradável antes de iniciar o percurso

Pressão dos pneus

Outra comparação com os carros à combustão. Um pneu murcho causa maior atrito com o solo, o que exige mais esforço do motor e como consequência gasta mais combustível. A média pode chegar a 20% a mais. 

O mesmo vale para os carros elétricos. Pneus com calibragem abaixo do indicado pelo fabricante aumentam o consumo da bateria, portanto nada de circular com pneus murcho.

Cuidado com o carregamento do veículo elétrico 

Carregadores rápidos são bons, mas a carga rápida pode encurtar a vida útil da bateria. Além disso, evite carregar 100% a bateria e depois descarregá-la totalmente para uma nova carga. 

Mantenha o nível de carga sempre acima dos 20% para prolongar a vida útil da bateria. 

Bateria Blade - Foto: Divulgação
Bateria Blade – Foto: Divulgação

Peso também impacta na autonomia do veículo elétrico 

Evite carregar mais do que o necessário, pois a carga extra pode aumentar o consumo da bateria. 

Manutenções

Realize as manutenções preventivas de acordo com as especificações do fabricante. A manutenção vai avaliar, entre outras coisas, a bateria, assim como seu arrefecimento, o que mantém a autonomia regular do veículo. 

Quanto tempo dura uma bateria de veículo elétrico?

Uma bateria Blade da BYD, a mais moderna e eficiente do mercado, apresenta 5 mil ciclos em média. Isso quer dizer que essa bateria pode ser carregada e descarregada 5 mil vezes. Já é um número impressionante se comparado a vida útil de um motor a combustão.

Leia também:

BYD tem bateria para carro elétrico mais segura e eficiente do mundo.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA