Veículo autônomo nível 4 da ZF é apresentado; conheça

A ZF apresenta a quarta geração de seu veículo autônomo, que tem foco no transporte público; veja os detalhes do modelo

A ZF apresentou na CES 2023 a nova geração do veículo autônomo nível 4, que será disponibilizado no mercado norte-americano. O modelo elétrico tem alcance de 128 km, velocidade máxima de 80 km/h e capacidade para acomodar até 22 passageiros.

A ZF apresenta a quarta geração do shuttle, veículo autônomo que tem foco no transporte público

Sem necessidade de motorista, veículo autônomo da ZF tem capacidade para até 22 passageiros (Foto: Divulgação/ZF)

Nova geração de veículo autônomo da ZF é apresentada na CES 2023

A ZF apresentou a nova geração do seu veículo autônomo, modelo com nível 4 de direção autônoma e que será usado no serviço de shuttle (transporte de passageiros). A apresentação do modelo aconteceu na CES 2023, o Consumer Electronics Show, maior evento de tecnologia do mundo, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O uso do veículo é destinado para ambiente urbano de tráfego misto, uma vez que sua velocidade e autonomia são limitadas. A nova geração do shuttle está equipada com tecnologia LiDAR, além de radares, câmeras e sistemas de áudio que fornecem detecção precisa do ambiente.

Isso é complementado por outras tecnologias, como a plataforma de conectividade ZF ProConnect, que permite a comunicação com a infraestrutura e a nuvem, bem como o supercomputador ZF ProAI, onde os dados convergem.

A substituição do motorista humano

Todas as tecnologias citadas são usadas para substituir a ação humana por um “motorista virtual”. Trata-se de um software de direção autônoma da ZF, que processa os dados obtidos, deriva estratégias de direção de forma segura usando inteligência artificial e as transmite como entrada para os atuadores a bordo.

Por não ter a necessidade de ação humana, o uso de volante e freios no veículo autônomo da ZF é dispensada.

Foco na flexibilidade

Com capacidades de bateria selecionáveis entre 50 e 100 kWh, o shuttle de última geração tem alcance de até 128 km, a uma velocidade máxima de 40 km/h. No entanto, a velocidade máxima pode atingir 80 km/h – neste caso, a autonomia será comprometida.

Além disso, o veículo autônomo da ZF oferece uma capacidade total para até 22 passageiros (entre pessoas em pé e sentadas), com até 15 bancos. O veículo autônomo também está em conformidade com os requisitos da Lei dos Americanos com Deficiência e inclui uma rampa automática e posições para cadeiras de rodas. Dessa forma, o automóvel também tem capacidade de transportar PcDs de forma segura.

A ZF apresenta a quarta geração do shuttle, veículo autônomo que tem foco no transporte público

Com foco no transporte público, veículo está homologado para o transporte seguro de pessoas com deficiência (Foto: Divulgação/ZF)

Veículo autônomo tem transporte público

Uma das aplicações de uso do carro autônomo da ZF é o transporte público, uma vez que o carro está apto a operar em centros urbanos, principalmente em horários específicos onde a demanda é menor, bem como o congestionamento, como as madrugadas, por exemplo.

Nesse sentido, a ZF firmou parceria com a Beep, empresa de mobilidade compartilhada, para que a nova geração do modelo seja comercializada e atue em território norte-americano.

A empresa tem testado com segurança do veículo autônomo por mais de três anos, com mais de 100.000 horas de estrada, e opera a maior e mais antiga rede de mobilidade autônoma do setor privado nos EUA em Lake Nona, Flórida. Outro fator que está sendo avaliado pela Beep é onde o shuttle pode ser melhor aproveitado.

A ZF apresenta a quarta geração do shuttle, veículo autônomo que tem foco no transporte público

Uso do modelo é estudado para atuação nos EUA (Foto: Divulgação/ZF)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA