Não é raro ver uma grande companhia aérea quebrar. Diversas gigantes, como a Varig e a americana Pan Am, deixaram de atuar por problemas financeiros irreversíveis e que culminaram na extinção das empresas. Nos últimos anos, a Avianca Brasil viveu um drama. A companhia estrou em recuperação judicial e deixou de voar em 2019.
LEIA MAIS: Conheça os 10 maiores aviões do mundo
Conheça alguns aviões produzidos por marcas de carros
Na galeria, relembre outras empresas aéreas que faliram ou que não atuam mais nos dias atuais.
Cias aéreas que faliram
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Hawkeye UK on Visualhunt.com / CC BY-SA
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Lewis Smith Photography on VisualHunt.com / CC BY-NC
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |San Diego Air and Space Museum Archives on Visual Hunt / No known copyright restrictions
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Colin Cooke Photo on VisualHunt / CC BY-NC-SA
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Hawkeye UK on Visual hunt / CC BY-SA
Continental Airlines: fundada em 1934, ela foi uma das grandes companhias americanas. Foi comprada pela United em 2010, sendo completamente absorvida em 2012, quando seu nome deixou de ser utilizado |Deanster1983 who’s mostly off on VisualHunt.com / CC BY-ND
Continental Airlines: fundada em 1934, ela foi uma das grandes companhias americanas. Foi comprada pela United em 2010, sendo completamente absorvida em 2012, quando seu nome deixou de ser utilizado |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Cruzeiro do Sul: fundada como Syndicato Condor em 1927, adotou o nome Cruzeiro do Sul em 1943. Começou a enfrentar dificuldades financeiras nos anos 1970, sendo adquirida pela Varig em 1975. Foi completamente absorvida em 1993, sendo extinta do mercado |Por Pedro Aragão – Gallery page https://www.jetphotos.com/photo/36859 Photo https://cdn.jetphotos.com/full/2/71780_1046609473.jpg , CC BY-SA 3.0 , Hiperligação
Lauda Air: fundada em 1979 pelo piloto Niki Lauda, foi uma importante companhia aérea da Áustria. Foi comprada pela Austrian Airlines em 2000, deixando de existir em 2013. O Garagem360 já contou sua história, que pode ser vista aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |M. Oertle on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Lauda Air: fundada em 1979 pelo piloto Niki Lauda, foi uma importante companhia aérea da Áustria. Foi comprada pela Austrian Airlines em 2000, deixando de existir em 2013. O Garagem360 já contou sua história, que pode ser vista aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |Aero Icarus on VisualHunt.com / CC BY-SA
Niki: outra companhia de Niki Lauda, operou entre 2003 e 2017. O texto completo da cia. está aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |drcursor on VisualHunt / CC BY-NC-SA
Niki: outra companhia de Niki Lauda, operou entre 2003 e 2017. O texto completo da cia. está aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |M. Oertle on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Lloyd Aereo Boliviano (LAB): fundada em 1925, foi uma das pioneiras do continente. A Vasp comprou a companhia em 1995, e passou a ampliar os voos internacionais da empresa boliviana. Porém, após o fechamento da Vasp, a LAB encerrou suas operações em 2007 |San Diego Air and Space Museum Archives on Visualhunt / No known copyright restrictions
Lloyd Aereo Boliviano (LAB): fundada em 1925, foi uma das pioneiras do continente. A Vasp comprou a companhia em 1995, e passou a ampliar os voos internacionais da empresa boliviana. Porém, após o fechamento da Vasp, a LAB encerrou suas operações em 2007 |M. Oertle on VisualHunt.com / CC BY
Pan Am: uma das empresas mais importantes da história da avião, operou entre 1927 e 1991. Diversas decisões equivocadas e a baixa participação no mercado doméstico dos EUA foram fundamentais para a quebra da companhia |clipperarctic on Visualhunt.com / CC BY-SA
Pan Am: uma das empresas mais importantes da história da avião, operou entre 1927 e 1991. Diversas decisões equivocadas e a baixa participação no mercado doméstico dos EUA foram fundamentais para a quebra da companhia |fsll2 on Visual Hunt / CC BY-NC
Panair do Brasil: fundada em 1929, foi por muitos anos a principal cia. aérea do Brasil. Em 1965, por conta de uma determinação do governo militar, teve sua licença de voo cassada, sendo fechada. Todas suas rotas foram repassadas para a Varig e Cruzeiro do Sul |Fred Schinke on Visualhunt.com / CC BY-ND
Real Transportes Aéreos: fundada em 1945, teve uma trajetória meteórica no mercado brasileiro. Chegou a ter 117 aviões nos anos 1950, tendo uma das maiores frotas do mundo. Porém, foi comprada pela Varig em 1961, sumindo do mercado |Brazilian National Archives [Public domain], via Wikimedia Commons
Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira |BrunoGeiger on VisualHunt.com / CC BY-NC
Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira |M. Oertle on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira | Martin Oertle on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Leandro returns on Visualhunt.com / CC BY
Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-SA
Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 |M. Oertle on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 |Aero Icarus on VisualHunt / CC BY-NC-SA
Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 | BrunoGeiger on VisualHunt / CC BY-NC
US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |jmiguel.rodriguez on VisualHunt.com / CC BY-NC
US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |Rosedale7175 on Visualhunt / CC BY-SA
US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |TDelCoro on Visual hunt / CC BY-SA
Varig: a gigante do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro símbolo da aviação brasileira, dominando o mercado por algumas décadas. Entrou em crise nos anos 2000, encerrando suas atividades em 2006, antes de completar 80 anos de história. É até hoje a única cia. brasileira a ter tido um jumbo na frota, já que operou alguns modelos do Boeing 747 entre 1981 e 1998 |Aero Icarus on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Varig: a gigante do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro símbolo da aviação brasileira, dominando o mercado por algumas décadas. Entrou em crise nos anos 2000, encerrando suas atividades em 2006, antes de completar 80 anos de história. É até hoje a única cia. brasileira a ter tido um jumbo na frota, já que operou alguns modelos do Boeing 747 entre 1981 e 1998 |Aero Icarus on VisualHunt / CC BY-NC-SA
Varig (VRG): após a falência da cia. original, uma nova empresa, a VRG Linhas Aéreas, foi fundada. Ela foi comprada pela Gol em 2007, mas deixou de voar em 2013, quando passou a operar com a bandeira de sua empresa proprietária |Igor Pereira Santorsula on Visualhunt / CC BY-NC-SA
Varig (VRG): após a falência da cia. original, uma nova empresa, a VRG Linhas Aéreas, foi fundada. Ela foi comprada pela Gol em 2007, mas deixou de voar em 2013, quando passou a operar com a bandeira de sua empresa proprietária |Leandro returns on VisualHunt.com / CC BY
Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |M. Oertle on Visualhunt / CC BY-NC-SA
Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |Aero Icarus on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA