Varejistas de combustível planejam mudanças para o futuro

Com o crescimento dos carros híbridos e elétricos e procura por combustível renovável, os varejistas do setor devem se reinventar.

Um estudo do Boston Consulting Group constatou que 70% dos principais varejistas de combustível do mercado visam novas estratégias para se consolidar em um futuro onde combustíveis alternativos  e carros elétricos ganharão força.

Com o crescimento dos carros híbridos e elétricos e procura por combustível renovável, os varejistas do setor devem se reinventar (Foto: Freepik)

Combustíveis alternativos e novas tendências fazem varejistas do setor se readequar

De acordo com o relatório, baseado em uma pesquisa com 33 executivos das 20 principais varejistas globais, operadoras com negócios robustos descobriram que as vendas nas lojas e as ofertas on-line durante a pandemia compensaram os declínios acentuados nos volumes de vendas de gasolina e diesel.

Mais recentemente, à medida que a incerteza e a volatilidade geopolíticas pressionaram o aumento dos preços do petróleo, muitos operadores perceberam que o varejo é uma questão de resiliência dos negócios. Assim, cerca de 70% dos principais players do setor planejam expandir sua rede nos próximos anos.

“O atual contexto traz, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades para os varejistas, que precisam se antecipar às tendências, considerando diferentes possibilidades e plataformas, enquanto realizam adaptações nas estruturas já existentes.

Isso significa, por exemplo, que os atuais postos poderão dar suporte a veículos elétricos e outros combustíveis alternativos, além de focarem em mobilidade sustentável e obterem outras fontes de lucro”, ressalta Fernando Lunardini, diretor executivo e sócio do Boston Consulting Group. Nos últimos anos, destacam-se algumas tendências no setor:

Combustível alternativo não é mais opcional

As vendas de carros elétricos estão aumentando. Diante do cenário o BCG projeta que, até 2030, mais de 50% das vendas de veículos leves 0 km nos EUA serão veículos elétricos.

A demanda por biocombustíveis também está aumentando, e parcerias regionais na Europa, China e Estados Unidos estão sendo criadas para permitir o lançamento no mercado do transporte pesado movido a hidrogênio.

Como resultado, 95% dos varejistas de combustível já estão oferecendo ou planejando oferecer pontos de carregamento para VEs, e 55% já disponibiliza ou planeja disponibilizar combustíveis alternativos.

Formatos de mobilidade avançada mudando os padrões de uso

O ritmo do desenvolvimento tecnológico em mobilidade avançada mudará os tipos de veículos — e os tipos de clientes — que aparecem em um posto de gasolina. A gama está diversificando de veículos puramente autônomos para frotas autônomas, e de motores de combustão interna para veículos elétricos.

Sustentabilidade deve estar no foco (Foto: Divulgação / Raízen)

A sustentabilidade deve estar no foco

Órgãos reguladores estão adotando medidas mais rigorosas para controlar as emissões de CO2, e a paridade de preços entre alternativas e combustíveis fósseis está se tornando uma realidade.

Mais VEs estão se tornando disponíveis a preços comparáveis ​​aos veículos com motor a combustão, enquanto em algumas regiões o diesel renovável está se aproximando do mesmo preço do diesel derivado do petróleo.

Seguimento de combustível deve seguir nova direção

Esses desenvolvimentos apontam para a necessidade de os varejistas de combustível se reorientarem: longe do combustível fóssil e em direção a alternativas, olhar menos para os veículos e mais para os clientes.

 “É imprescindível que as lideranças entendam que o crescimento de VEs em todo o mundo e as discussões sobre sustentabilidade, além de combustíveis limpos, são um caminho sem volta, isso não apenas na indústria de óleo e gás, mas em diferentes mercados”, analisa Fernando Lunardini.

“Aqueles que entenderem essa dinâmica mais rapidamente e se mobilizarem de maneiras criativas estarão aptos para sobreviver à nova realidade, que tende a ter muitas brechas positivas para as empresas”, finaliza.

Setor deve pensar em novas estratégias (Foto: Pixabay)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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