Vans elétricas Rivian são investigadas por defeito absurdo no cinto de segurança
Milhares de vans elétricas da Rivian são investigadas nos EUA por uma falha grave e bizarra: o cinto de segurança do motorista pode arrebentar.
As modernas vans elétricas Rivian, famosas por serem usadas pela gigante Amazon, estão no centro de uma séria investigação nos Estados Unidos. A polêmica envolve uma falha de segurança considerada gravíssima em um item que deveria ser à prova de erros em qualquer veículo. Acompanhe o Garagem360 para entender a polêmica!
Grave problema das vans elétricas Rivian
A princípio, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA, conhecida como NHTSA, abriu uma investigação formal sobre mais de 17 mil unidades das vans elétricas da Rivian.
O motivo é alarmante: o cinto de segurança do motorista pode simplesmente falhar. Vários proprietários relataram que o cabo de aço do cinto se desgasta, desfia e, em alguns casos, até arrebenta.
Esse defeito coloca a vida do motorista em um risco enorme. O cinto de segurança é o principal equipamento de proteção em uma colisão. Ou seja, se ele falhar, a chance de ferimentos graves ou fatais aumenta drasticamente. Por isso, a situação é tratada com máxima urgência pelas autoridades.
Em outras palavras, preocupante, né?
Por que a falha é tão preocupante?
Um defeito no cinto de segurança é algo quase impensável na indústria automotiva atual. Trata-se de uma tecnologia consolidada há décadas e um pilar da segurança veicular. A falha levanta sérias dúvidas sobre o controle de qualidade e a durabilidade dos componentes usados pela Rivian.
A investigação da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) foi classificada como um “risco irracional à segurança” e vai analisar profundamente a causa do problema.
O que a NHTSA está investigando
Dentre os pontos investigados, temos:
- A qualidade e a resistência de todo o conjunto do cinto
- O método de instalação, buscando possíveis falhas de projeto
- A frequência com que este defeito está acontecendo nos veículos
Imagem da Rivian e da Amazon em jogo
Até o momento, felizmente, não houve registro de feridos por causa dessa falha. No entanto, o problema mancha a reputação da Rivian, uma marca que surgiu como uma grande promessa no mercado de elétricos. A Amazon, que tem uma encomenda gigante de 100 mil vans até 2030, também acompanha o caso de perto.
A questão que fica no ar é preocupante. Se um componente tão básico e essencial como o cinto de segurança apresenta um defeito tão grave, o que se pode esperar de outras partes mais complexas do veículo?
Comente aqui: uma falha em um item tão simples como o cinto de segurança abala a sua confiança em uma marca?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.