Van elétrica da JAC é lançada no Brasil; saiba tudo

A JAC iEV750V é a primeira de sua categoria a receber um motor 100% elétrico e mira a frotas de empresas de transporte de cargas.

Depois de formar uma linha com alguns veículos de passeio (SUVs e picape) para o público em geral, a JAC Motors aposta agora em comerciais leves com motor 100% elétrico. Na última sexta-feira (25), a marca anunciou o lançamento do JAC iEV750V. A van é a primeira de sua categoria a receber um motor 100% elétrico e mira a frotas de empresas de transporte de cargas.

JAC iEV750V

Custando a partir de R$ 386.900, ela tem como principais concorrentes a Peugeot Boxer, Renault Master, Fiat Ducato, Citroën Jumper e Mercedes-Benz Sprinter Furgão. Dentro da marca chinesa, ela é o modelo mais caro. Vale ressaltar que a linha elétrica da Jac possui ainda três SUVs (iEV20, iEV40 e iEV60) e uma picape (IEV330P).

JAC iEV750V (Foto: Divulgação/Jac Motors Brasil)

Do mesmo modo que os veículos de passeio estão passando a receber motorização eletrificada, furgões, ônibus e, até mesmo, caminhões estão começando a se adaptar ao novo mundo. A própria JAC possui o “único caminhão 100 % elétrico do Brasil”. Ele se chama iEV200T.

Com um design simples, o JAC iEV750V tem uma dianteira que lembra muito a segunda geração da Mercedes-Benz Sprinter. Ela mede 1,84 m de largura, 1,85 m de altura e 3,50 m de profundidade. A simplicidade se mantém no visual do painel. É possível perceber que ele traz ar-condicionado digital e volante multifuncional.

JAC iEV750V (Foto: Divulgação/Jac Motors Brasil)

JAC iEV750V (Foto: Divulgação/Jac Motors Brasil)

Já seu compartimento de carga é muito bom para a empresa que precisa fazer o transporte de peças e materiais. As portas traseiras e a porta lateral corrediça podem ser úteis na hora do embarque/desembarque das cargas. Já a capacidade de carga total é de 1.550 kg e volume de 12,3 m³.

Sistema elétrico

Outro motivo que faz o JAC iEV750V ser uma boa opção é o motor elétrico. Ele pode gerar uma potência máxima de 120 kW e torque máximo de 750 Nm de torque. De acordo com a montadora, o automóvel pode atingir a velocidade máxima de 100 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos.

Leia mais: Conheça a van elétrica que a Peugeot vai lançar no Brasil neste ano

Ele é alimentado por uma bateria de 92 kWh. Com ela, o veículo pode rodar por 430 km sem carregar. Uma das apostas da marca para toda a linha eletrificada é o iPedal. Com ele, o veículo vai recarregando a cada vez que o motorista tirar o pé do acelerador – praticamente um gerador.

JAC iEV750V

JAC iEV750V (Foto: Divulgação/Jac Motors Brasil)

Além disso, a JAC acredita que o veículo pode apresentar algumas vantagens econômicas. De acordo com ela, o custo total por km rodado pode ser 2,5 vezes menor que seu equivalente térmico e o consumo de energia elétrica é de R$23 a cada 100 km (39 kWh para 100 km).

Por fim, a marca diz que o custo de manutenção é até seis vezes mais barato que em modelos a combustão.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA