Van de alta performance da Ford mostra que deixa muito esportivo conceituado no chinelo
A Ford decidiu ‘’misturar’’ duas propostas e produziu uma van de alta performance que deixa muito esportivo com inveja. Confira!
A Ford tem em sua trajetória um portfólio vasto de modelos de diferentes propostas. No entanto, a montadora decidiu ‘’misturar’’ duas propostas em um só veículo e produziu uma van de alta performance que deixa muito esportivo com inveja. Confira!
Van de alta performance da Ford
Ford SuperVan 4.2. Essa é a van de alta performance da montadora americana que foi submetida a um teste desafiador de desempenho nos Estados Unidos.
O modelo desenvolvido em apenas seis semanas, é uma van elétrica de três motores que fez o percurso da montanha de Pikes Peak, no Colorado, Estados Unidos.
Mais do que ser colocada à prova em um ambiente dominado apenas por superesportivos, a SuperVan 4.2 bateu o recorde da competição em uma das categorias, a Open Class.
SuperVan 4.2
Para possibilitar a utilização da SuperVan 4.2, a Ford promoveu alguns ajustes no modelo, como a redução de peso e utilização de itens que compuseram uma ‘’máquina de escalar montanha’’.
A atual versão do modelo é a SuperVan 4, apresentada em 2022 com plataforma totalmente elétrica e 2.000 cv de potência.
Para complementar a preparação da van para o desafio, a Ford implementou novo trem de força no modelo composto de três motores elétricos e 1.400 cv de potência.
Também foram realizadas ajustes na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura, com redução de 400 kg no peso.
A primeira versão do modelo foi criada em 1971, no Reino Unido. O modelo base para ela foi a Transit, equipada com motor V8 que permite alcançar os 240 km/h.
Recorde
Tanto trabalho só poderia ser recompensado com um fato: a quebra de recordes.
E foi o que aconteceu com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos da SuperVan 4.2 na categoria Open Class.
Além disso, a van elétrica quase chegou ao recorde geral de 8 minutos e 40,080 segundos.
Pikes Peak
Para se ter uma ideia do desafio de percorrer Pikes Peak, a subida internacional é conhecida como “Playground do Diabo” com 156 curvas no percurso.
A montanha faz parte da segunda corrida mais antiga da América do Norte e acontece desde 1916.
O evento também é conhecido como ‘’Corrida para as Nuvens” já que submete os veículos e participantes a desafios únicos e extremamente elevados do ponto de vista geográfico.
O percurso possui 20 km ao longo de 1.440 metros de elevação da montanha. Além disso, Pike Peak é a única pista do mundo onde se pode voar de skydive da linha final até a largada.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.