Valores de multa por furar farol vermelho em 2022

Furar farol vermelho: atitude que pode ser prejudicial para você e para outros motoristas é passar no farol vermelho. Veja punições!

Uma boa dica para um trânsito saudável é respeitar todas as regras de trânsito descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso contrário, você estará sujeito a pagar multas e, em casos mais graves, ter a CNH suspensa. Uma atitude que pode ser prejudicial para você e para outros motoristas é passar no farol vermelho. Veja aqui as punições para isso.

Passar no farol vermelho é considerada uma infração gravíssima (Foto: Pixabay.com)

Veja aqui o valor da multa para quem passa, ou seja, fura farol vermelho

Esta é uma coisa que acontece frequentemente. Muitas vezes, o condutor está com um pouco de pressa e acaba não percebendo que o farol está no amarelo e tenta passar mesmo assim. Também pode acontecer que a visão do farol esteja obstruída. No entanto, isso pode ser perigoso e prejudicial para todos os envolvidos.

Foto: Pixabay.com

O artigo 208 do Código Brasileiro de Trânsito diz que “avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória” é considerada uma infração gravíssima.  O motorista terá que pagar uma multa de R$ 293,47. Além disso, levará sete pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mas quem flagra as infrações? Normalmente, estas são flagradas por câmeras no local ou próximas do local. Este flagra também pode ser feito por agentes de trânsito do local. E o motorista terá que pagar uma multa. Lembrando que ao contrário de outras infrações, furar farol vermelho não causa a suspenção a carteira de motorista.

Foto: Egor Myznik/Unsplash.com

Lembrando que o motorista não levará multa se passar no farol amarelo. No entanto, você deve saber que este serve para o motorista ter atenção. Afinal, o semáforo ficará vermelho depois dele e você precisa diminuir a velocidade para o carro parar. Só que muitos motoristas acabam passando em alta velocidade.

Outro ponto que vale a pena ser citado é com relação a contestação. Muitas vezes, a pessoa multada acaba achando injusta a multa. E ela pode recorrer sim. Nestes casos, recomenda-se que recurso seja fundamentado e sustentado na lei.

E o artigo 44-A do CTB?

Lembrando que foram feitas alterações no CTB em 2021. A Lei 14.071/20 adicionou o artigo 44-A. Ele diz que: “É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código”.

Ou seja, você até pode fazer passar no vermelho para uma conversão à direita. No entanto, apenas em lugares permitidos. Caso contrário, serão aplicadas as punições descritas acima.

Recomendações

Foto: Pixabay.com

Os semáforos servem para ajudar a manter o controle do trânsito em regiões que possuem cruzamentos. Só que muitos não o respeitam e acabam passando no farol vermelho. E isso não é muito indicado. Não só por conta da multa que você terá que pagar. Mas pelo alto risco desta ação causar acidentes envolvendo outros carros.

Isso infelizmente acontece bastante nas grandes cidades. E você pode fazer algo para que isso não aconteça. Um bom exemplo disse é justamente diminuir quando tiver um farol amarelo à frente e não passar nesta condição. Isso porque o tempo pode não ser o suficiente e o farol fechar.

Por fim, respeitar as placas de sinalização e os limites de velocidade permitidos também pode ser muito bom também. Eles existem justamente para manter um trânsito saudável. Vale ressaltar ainda que caso você passe no farol fechado, você pode acabar atropelando algum pedestre ou ciclista. Ou seja, temos que respeitá-los também.

Com informações de Doutor Multas

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile