Valor do seguro auto segue trajetória de alta em julho
Os valores do seguro auto seguem aumentando, chegando a uma variação de 6,6% em julho – e 34% a mais em relação ao mesmo mês de 2021.
De acordo com o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA), os valores do seguro auto seguem aumentando, chegando a uma variação de 6,6% em julho – e cerca de 34% a mais em comparação com o mesmo mês do ano passado.
Realizado pela TEx, plataforma de tecnologia especializada em soluções online para o mercado segurador, o levantamento do IPSA aponta a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária, perfil do segurado e idade do veículo.
Valor do seguro auto sobe, mas ritmo do crescimento está em desaceleração
Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, acredita que o aumento contínuo do IPSA está terminando. “Nos últimos três meses o aumento aconteceu de forma menos intensa. Provavelmente já alcançamos o maior patamar e os preços devem reduzir nos próximos meses”, avalia.
“Aos poucos o mercado automotivo está se reorganizando e as seguradoras se adequando ao cenário pós pandemia”, explica o executivo.
Em julho, o IPSA revela que o seguro na Região Metropolitana do Rio de Janeiro segue como o mais caro do País. O preço na localidade foi 43,1% superior se comparado à Região Metropolitana de Belém, por exemplo.
Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 52% superior ao Centro. Segundo destaca Dantas, a região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro. “Interfere diretamente nas taxas de roubo e furto”, afirma.
Chevrolet Onix é o modelo mais cotado
Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo Teleport, solução de gestão e multicálculo da TEx para corretoras de seguros, o Chevrolet Onix segue na liderança com volume total de 6,3% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,6%.
O IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx, e dividido em seis indicadores: o IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.