Vale realmente a pena pagar quase 120 mil no novo VW Tera?

Vale realmente a pena pagar quase 120 mil no novo VW Tera? A versão intermediária com motor turbo beira os R$ 120 mil, mas será que compensa? Veja no post.

Vale a pena pagar R$ 116.990 no novo WT Tera? Essa é versão intermediária, com motor 1.0 turbo e câmbio manual para quem não quer a de entrada com o motor 1.0 aspirado. Se quiser com transmissão manual, o preço sobe para 126.990. 

É mais caro que o T-Cross de entrada, com motor mais forte e câmbio automático. Vamos ver se vale a pena!

Vale a pena pagar R$ 116.990 no novo WT Tera?

Primeiro vamos aos pontos fortes do VW Tera TSI MT. Começando pelo motor 1.0 TSI 170, que oferece um melhor desempenho e economia de combustível em relação ao 1.0 MPI aspirado. 

O mesmo motor que equipa o Virtus e o Polo turbo gera até 116 cv de potência. O consumo é de 12,9 km/l no ciclo urbano e 15 km/l no ciclo rodoviário (ambos com gasolina). 

Em relação aos itens de série, o modelo traz apenas rodas de 16″ com calotas, aplique no painel e volante em couro a mais do que a versão MPI, com opcionais o VW Play Connect (R$ 1.590)/ Rodas de 16″ de liga-leve (R$ 1.720).

Vale a pena pagar R$ 116.990 no novo WT Tera? - Foto: Divulgação
Vale a pena pagar R$ 116.990 no novo WT Tera? – Foto: Divulgação

 

No entanto, a versão intermediária do Tera já é bem equipada, com destaque para:

  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)

  • AEB – Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros

  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen

  • “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas

  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura

  • Computador de bordo

  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)

  • Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada

  • Freios “ABS” com “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem

  • Lanternas traseiras em LED

  • Painel de instrumentos digital 8″

  • Piloto automático – controle automático de velocidade

  • Rack de teto longitudinal

  • Sensores de estacionamento traseiros

  • Sistema de alarme com comando remoto (keyless)

  • Sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “

  • Sistema detector de fadiga do motorista

  • Sistemas de controle da perda de pressão dos pneus

  • Tomadas USB tipo C dianteiras

  • Volante multifuncional

VW Tera - Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

Concorrentes e T-Cross podem tirar a atenção do Tera

Os concorrentes diretos do VW Tera com motor TSI, Pulse e Kardian são mais baratos, o que pode ser um desafio. 

Além disso, modelos já consagrados têm um preço semelhante com câmbio automático e mais espaço. Nissan Kicks, por exemplo, custa R$ 117.990, Chevrolet Tracker custa R$ 119.990. 

Até o T-Cross pode tirar o “brilho” do que a Volkswagen chama de “novo carro popular”. A versão de entrada, a Sense, é maior e equipada com o motor TSI 200, o 1.0 turbo de 128 cv de potência, associado ao câmbio automático.  O preço é de R$ 119.990.

Quanto custa o VW Tera?

Veja os preços da linha completa:

  • Volkswagen Tera MPI – R$ 99.990
  • Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990
  • Volkswagen Tera Comfort TSI AT – R$ 126.990
  • Volkswagen Tera High TSI AT – R$ 139.990
  • Volkswagen Tera High TSI AT Outfit The Town – R$ 142.990

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Leia também: Novo VW Tera 2026: conheça todas as versões do modelo ‘acessível’ da alemã

 

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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