Vale investir na primeira picape híbrida do Brasil?

A primeira picape híbrida do Brasil já está à venda. Vale a pena gastar uma grana alta na nova aposta da Ford para o segmento? Veja.

Se existem dois segmentos em alta no setor automotivo do Brasil, são as picapes e os veículos elétricos e híbridos. Dessa forma, com a união dos dois fatores uma picape híbrida, modelo inédito no país, busca alcançar sucesso.

Ford prepara investida elétrica para o Brasil ainda neste ano (Foto: Divulgação)

Primeira picape híbrida do BR

Caso você ainda não saiba, estamos falando da Ford Maverick Hybrid, a primeira picape híbrida do mercado nacional.

O modelo já está disponível para pré-venda nas concessionárias da marca em todo o país desde a última semana.

Dentre suas principais características, a nova picape da Ford terá como foco o baixo consumo de combustível, o que pode ser importante na disputa contra seus adversários de segmento que não entregam tanto custo-benefício neste sentido.

Segundo a Ford, a Maverick Hybrid é cerca de 30% mais econômica no consumo que as picapes e SUVs concorrentes, além de se destacar por outros fatores como performance, autonomia, espaço interno e conforto. O modelo custa R$ 244.890.

Neste ano estão previstas também a chegada de modelos como o esportivo Mustang Mach-E e a van E-Transit, como forma de atender a diferentes perfis de consumidores.

Por R$ 244.890, vale a pena comprar a Maverick Hybrid? (Foto: Divulgação)

Ford Maverick Hybrid

A Maverick Hybrid, é o primeiro passo para o plano de eletrificação da Ford em âmbito global ainda para o ano de 2023.

A picape já foi submetida e validada em testes em mais de 10 milhões de quilômetros, rodando em condições extremas e diferentes tipos de terreno, segundo a fabricante.

Com foco no uso urbano, a Maverick Hybrid é equipada com motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico, que geram uma potência combinada de 194 cv e 21,4 kgfm de torque. A picape vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.

Essas especificações estão integradas a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador.

Tais definições possibilitam a Maverick Hybrid, um consumo médio de 5,7 km/l na cidade e de 13,6 km/l na estrada, além disso de uma autonomia de mais de 800 km, segundo a Ford.

A picape possui 5,11 m de comprimento, 1,73 m de altura, além de 3,07 m de distância entre-eixos. Sua caçamba possui capacidade para 943 litros. O tanque de combustível comporta 57 litros.

Em termos de tecnologia e conectividade, o modelo conta com app de suporte FordPass, monitoramentos de dispositivos e tecnologias como multimídia SYNC com tela de 8”, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, além de sistemas de segurança como assistente de frenagem, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de frenagem pós-colisão e câmera de ré.

Modelo promete consumo de combustível bem inferior aos concorrentes (Foto: Divulgação)

Mercado de elétricos no país

Esse é o melhor momento do mercado de veículos elétricos no Brasil em toda sua história recente.

Com seguidos recordes, o segmento celebrou o melhor trimestre no país, no começo de 2023, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Foram 14.787 carros elétricos e híbridos vendidos no país durante esse período.

Isso representa um crescimento superior a 50% em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou a venda de 9.844 unidades.

A participação dos veículos eletrificados tem se consolidado cada vez mais no mercado nacional, aumentando a procura dos consumidores por esses modelos.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile