Vale comprar carro elétrico e híbrido? Estudo revela a real desvalorização dos modelos

Estudo realizado por plataforma de compra e venda de veículos revela a real desvalorização dos modelos de carro elétrico e híbrido.

Estudo realizado por plataforma de compra e venda de veículos revela a real desvalorização dos modelos elétricos e híbridos. A notícia é neutra para quem possui um carro híbrido. Nem tanto para quem é proprietário de um elétrico. Entenda melhor a seguir. 

Estudo revela a desvalorização dos principais modelos de carro elétrico e híbrido

Com desvalorização de apenas 1,77%, modelo híbrido Volvo XC60 2022 é o destaque da pesquisa (Foto: Divulgação/Volvo)

O mercado brasileiro de seminovos (modelos 2021, 2022 e 2023) obteve uma desvalorização média de 8,5%, no último ano, considerando o período de agosto de 2022 a agosto de 2023. É o que aponta levantamento realizado pela plataforma Mobiauto.

Pesquisa na base de dados da plataforma também apurou, especificamente, as cotações dos principais modelos eletrificados do mercado nacional.

A lista inclui os 25 modelos híbridos ou 100% elétricos, ano/modelo 2021 e 2022, que tiveram maior volume de anúncios e acessos com interesse de compra.

A Mobiauto já havia desmistificado a “regra” do mercado brasileiro de seminovos que apontava para uma acentuada desvalorização dos importados de luxo.

Como boa parte desses eletrificados está acima de R$ 200 mil, a tendência era que eles não fugissem da boa performance.

E foi o que se viu com os híbridos: na média, os modelos perderam 8,78% no período pesquisado, praticamente um empate técnico frente à média do mercado global.

Os carros híbridos estão absolutamente inseridos no dia a dia do mercado brasileiro. Maior prova disso é esse resultado de depreciação que repete o percentual do mercado total”, afirma o consultor automotivo Sant Clair de Castro Jr., CEO da Mobiauto.

Carro híbrido seminovo tem desvalorização dentro da média de mercado

O executivo só adverte para o fato de a pesquisa ter sido feita com seminovos, que estão, portanto, no período de garantia. E prevê que esse resultado tende a se modificar nos próximos anos. 

No futuro, quando estiverem fora da garantia, esses carros 2021 e 2022 despertarão certo receio nos futuros compradores em razão do custo de manutenção. É só olhar para a estrutura de um carro híbrido: ele possui uma eletrônica extremamente complexa, que utiliza módulos para gerenciar a propulsão do motor a combustão, a elétrica e, ainda, como as duas atuam juntas. Isso pode sair caro lá na frente”, afirma Castro Jr.

Por enquanto, tudo OK. Veja como os híbridos se saíram na pesquisa da Mobiauto.

(Fonte: Mobiauto)

Carro elétrico seminovo tem o dobro de desvalrização

Por sua vez, os modelos elétricos puros não repetiram o êxito e desvalorizaram 16,28% – praticamente o dobro.

Castro Jr. aposta em um movimento inverso. Devido à simplicidade de manutenção, esses carros, de acordo com o executivo, sustentarão as cotações quando forem mais velhos. 

Hoje, o resultado ruim dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores incontestáveis: o primeiro deles é o uso restrito, que, nos grandes centros urbanos, por exemplo, praticamente elimina moradores de edifícios mais antigos, que não possuem carregadores. E quando a demanda é menor o preço cai”, analisa.

O segundo motivo estaria relacionado à chegada recente de modelos chineses das marcas BYD e GWM, que balizaram o segmento de preços dos zero km, trazendo vários outros modelos para baixo.

“Só que esse fenômeno é recente. Um JAC EJS1 zero km custa, hoje, cerca de R$ 25 mil a menos do que um ano atrás. A desvalorização mais pronunciada dos elétricos está relacionada a isso: o seminovo cai expressivamente porque o zero km também diminuiu seu preço”, explica.

Veja a lista completa:

(Fonte: Mobiauto)

Modelos de luxo devem ser avaliados caso a caso

Porsche Taycan, modelo de luxo 100% eleetrico, tem ótima performance de mercado(Foto: Divulgação/Porsche)

E quanto aos importados de alto luxo? Por que há modelos que ficaram bem abaixo da média, como Mercedes-Benz EQC e Porsche Taycan, enquanto outros tantos, caso do Audi e-tron, perderam quantias vultosas? Castro Jr. esclarece: 

O segmento de elétricos de altíssimo luxo ainda está se formando no País. E pode exibir resultados bem variados, visto que não há uma base estatística ampla em número de veículos diferentes para se estabelecer uma média.

Cada caso é um caso: o EQC perdeu pouco porque o zero km subiu muito. Já o Taycan chegou a ser o elétrico mais vendido do País em 2022, indicando ótima performance no mercado. Repito: a análise é modelo a modelo”, explica o executivo.

E aí, esses dados mudaram sua percepção sobre a compra de um carro elétrico ou híbrido?

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Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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