Vale a pena trabalhar no app Blablacar?

Vale a pena trabalhar no app BlaBlaCar como motorista? Essa é uma pergunta frequente para aqueles que já rodam como motorista de aplicativo ou pensam em adotar essa ocupação.

Diferente de Uber e 99, o app é para carona, ou seja, ele não é feito para ganhar dinheiro ou ter uma renda extra, por exemplo.

Vale a pena trabalhar no BlaBlaCar como motorista? Foto: Reprodução/ Mercado e Consumo
App BlaBlaCar Foto: Reprodução/ Mercado e Consumo

Como é usar o app do  BlaBlaCar como motorista?

Alguns motoristas utilizam a plataforma de forma esporádica, realizando viagens apenas quando têm disponibilidade, enquanto outros utilizam quase diariamente, em seus trajetos diários para o trabalho, por exemplo.

E é justamente essa flexibilidade é uma vantagem para quem busca conciliar o compartilhamento de caronas com outras atividades ou empregos.

Em termos de valores, é importante destacar que a plataforma funciona de forma colaborativa.

É possível reduzir sensivelmente os custos, principalmente pela vantagem de poder levar mais de um passageiro durante o percurso. 

  • Funciona assim: o motorista define um trajeto e a plataforma faz o cruzamento com possíveis passageiros. É o motorista quem define o valor cobrado e é aí que ele pode conseguir um valor pela carona.

De acordo com a empresa, “a BlaBlaCar não presta serviço de transporte remunerado individual de passageiros e se difere de outros aplicativos dessa natureza, uma vez que é feita para condutores que já estão planejando uma viagem.

Ao dividir os lugares vazios do carro com outras pessoas no aplicativo, por meio de tecnologia, os usuários compartilham os custos da distância a ser percorrida, tornando a jornada mais econômica e agradável.

Vale usar o BlaBlaCar?

Sim, se você faz percursos diários e não vê problema em dar carona.
Agora, se você quer viver de transporte de aplicativo, o BlaBlacar não é uma plataforma para isso. 

BlaBlaCar é uma boa opção para plataforma alternativa - Foto: Freepik

BlaBlaCar é uma boa opção para plataforma alternativa – Foto: Freepik

Além disso, a marca ressalta a possiblidade de reduzir congestionamentos e, como consequência a redução dos impactos causados ao meio ambiente pelos deslocamentos.

Ao desenvolver uma rede de mobilidade ecologicamente sustentável, a comunidade BlaBlaCar poupa cerca de 1,6 milhão de toneladas de CO2.

Números do app Blablacar

A BlaBlaCar disponibiliza uma grande rede para seus usuários. São mais 22 mil rotas de ônibus e 30 mil rotas de caronas em todo o país. 

Em agosto, a empresa registrou um aumento de 40% numero de viagens na comparação ao primeiro semestre de 2022.

Além disso, as passagens de ônibus vendidas cresceram em 140% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar