Vale a pena comprar o SUV mais barato do Brasil?
Vale a pena comprar o SUV mais barato do Brasil? Custando pouco mais de R$ 91 mil, este modelo é o mais barato do segmento. Veja se vale a pena.
Lançado no fim do ano passado, o Citroën Basalt chegou com a proposta de ser o SUV mais barato do Brasil. As vendas foram de fato tímidas, 2.320 unidades de agosto a dezembro, o que nos faz avaliar se vale ou não comprá-lo.
Vale a pena comprar o SUV mais barato do Brasil?
Design moderno, bem equipado, seguro e com motorização confiável para as versões intermediárias. É assim que eu vejo o Citroën Basalt, acaba de ter seu primeiro reajuste, partindo dos R$ 91.990.
É um bom carro, construído sobre a plataforma CMP do Grupo Stellantis, a mesma usada na nova linha C3 e alguns modelos da Peugeot. O Basalt é produzido no polo automotivo de Porto Real com duas versões de motor:
1.0 Firefly de 75 cv com câmbio manual (equipa Fiat Argo, Mobi, Cronos, C3 e Peugeot 208 de nova geração);
1.0 turbo T200 de 130 cv com câmbio CVT (equipa as versões turbo de Fiat Pulse, Fastback, Strada, Peugeot 208 e linha C3).
E é aí que está o maior problema do Basalt. Esse motor 1.0 aspirado de apenas 75 cv que até tem um bom desempenho no Argo e companhia, mas em um carro de 20 quilos pode não responder tão bem.
Agora com o T200 a coisa muda de figura. Esse motor tem uma arrancada melhor, é mais ágil, embora consuma um pouco mais.
Fazendo 11,9 km/l e 13,7 km,l na cidade e estrada, respectivamente com etanol, é um dos SUVs com motor a combustão mais econômicos, em pé de igualdade com Pulse, Fastback, T-Cross, Nivus e Creta.
“Surpreendente pelo excelente desempenho. Suspensão ajustada para as novas ruas “lunares”. Condução ágil e confortável, tanto na cidade, quanto na estrada”, ressalta um dos proprietários do Basalt com motor T200 na seção “Opinião do Dono” do Carros da Web.
Mais segurança
A Citroën parece ter aprendido com as “broncas” que levou do Latin NCAP sobre o nível de segurança dos carros.
Na avaliação do Bharat NCAP, órgão que avalia o nível de segurança dos carros na Índia, o Basalt ganhou 4 estrelas nos testes de colisão. O modelo chegou a levar a pontuação máxima de 16 pontos no teste de barreira móvel lateral.
Lembrando que o modelo indiano conta com a mesma estrutura do brasileiro.
Itens de série
O nível elevado de equipamentos do Basalt, principalmente nas versões intermediárias, supera alguns de seus concorrentes:
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ar-condicionado automático
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multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios
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painel de instrumentos em tela de 7″
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banco do motorista com regulagem de altura
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rodas de 16″ com pneus 205/60
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luzes diurnas em LEDs
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câmera de ré
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vidros elétricos
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chave canivete
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retrovisores elétricos, entre outros.
Quanto custa o Citroën Basalt?
- Fell – R$ 91.990
- Fell Turbo – R$ 99.990
- Shine – R$ 105.900
Eai, teria o Basalt em sua garagem? Conte para nós aqui nos comentários o que achou do modelo.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.