Vale a pena comprar a versão de entrada do VW Tera por R$ 99.990?

Vale a pena comprar a versão de entrada do VW Tera por R$ 99.990? Fizemos um pequeno post sobre o SUV de entrada da Volkswagen.

A versão de entrada do Tera chegou com o preço promocional de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades. O novo SUV compacto da Volkswagen é mais barato que os concorrentes diretos: Fiat Pulse e Renault Kardian, mas será que a versão de entrada vale a pena? 

Nós do Garagem360 vamos tentar responder essa questão nas próximas linhas.

Vale a pena comprar o VW Tera de entrada?

O Tera de entrada tem um motor mais fraco do que os concorrentes diretos. O motor 1.0 MPI aspirado do Polo Track rende 84 cv. Está sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. 

A título de comparação, o Pulse 1.3 AT custa R$ 106.990, mas é equipado com o motor Firefly 1.3 de 107 cv e o câmbio CVT. As versões com câmbio manual foram descontinuadas. 

o Renault Kardian, de R$ 112.990, é equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv e o câmbio automático. 

O consumo da versão de entrada do Tera ganha dos concorrentes. De acordo com o Inmetro, o VW Tera MPI faz 13,2 km/l na cidade e de 14,7 km/l na estrada, com gasolina e 9,1 km/l e 10,2 km/l, com etanol. 

Vale a pena comprar o VW Tera de entrada? Foto: Divulgação
Vale a pena comprar o VW Tera de entrada? Foto: Divulgação

Design e interior

O visual, embora robusto, não é dos mais sofisticados, mas já conta com lanternas e faróis em LED, retrovisores com acionamento elétrico e piscas embutidos. As rodas são de aço com calotas escurecidas de 4 furos e pneus 185/65 R15.

No interior, como era de se esperar para um modelo de entrada, muito plástico rígido. A marca até tentou, mas os bancos de tecido com cores preto e cinza reforçam o apelo de “carro popular”. 

O que escapa é a central multimídia é a VW Play de 10,1” e o painel de instrumentos digital de 8”. A  multimídia VW Play Connect e a inteligência artificial Otto, novidades anunciadas pela marca, ficam de fora da versão de entrada.

Itens de série

Alguns itens de série pouco impressionam na versão de entrada, exceto pelos 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), AEB – Frenagem autônoma de emergência e alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros. 

Vale a pena comprar o VW Tera de entrada? Foto: Divulgação
VW Tera – Foto: Divulgação

 

Fora isso, o modelo traz o básico, já oferecido no Polo (exceto pelos itens de assistência à condução):

  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Computador de bordo
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
  • Direção elétrica
  • Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
  • Freios “ABS” com “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
  • Lanternas traseiras em LED
  • Piloto automático – controle automático de velocidade
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Sistema de alarme com comando remoto (keyless)
  • Sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
  • Sistema detector de fadiga do motorista
  • Sistemas de controle da perda de pressão dos pneus
  • Volante multifuncional

Veredito

Alguns pontos é preciso observar no Tera:

  • Acabamento simples com abundância de plástico de toque rústico, sem o mesmo requinte das versões mais caras;
  • Visual mais básico e as rodas de 15 polegadas com calotas;
  • Ausência de itens de conveniência como câmera de ré, ar-condicionado digital, central multimídia mais moderna, entre outros;
  • Preço próximo de concorrentes com motor mais potente e câmbio automático. 

No final, a decisão de compra vai depender do tipo de condução e os recursos que o comprador tem. Para o uso urbano, o modelo atende bem, principalmente para quem quer economizar combustível. Agora, quem precisa de um pouco mais de potência, pode optar por outros modelos ou a versão intermediária, que já conta com o motor 1.0 turbo, o 170 TSI. 

Eai, você levaria o VW Tera MPI para casa? Responda nos comentários!

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Leia também: Fiat Pulse 2026 – saiba o que esperr do novo rival do VW Tera

 

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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