Vale a pena comprar a versão de entrada do VW Tera por R$ 99.990?
Vale a pena comprar a versão de entrada do VW Tera por R$ 99.990? Fizemos um pequeno post sobre o SUV de entrada da Volkswagen.
A versão de entrada do Tera chegou com o preço promocional de R$ 99.990 para as primeiras 999 unidades. O novo SUV compacto da Volkswagen é mais barato que os concorrentes diretos: Fiat Pulse e Renault Kardian, mas será que a versão de entrada vale a pena?
Nós do Garagem360 vamos tentar responder essa questão nas próximas linhas.
Vale a pena comprar o VW Tera de entrada?
O Tera de entrada tem um motor mais fraco do que os concorrentes diretos. O motor 1.0 MPI aspirado do Polo Track rende 84 cv. Está sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.
A título de comparação, o Pulse 1.3 AT custa R$ 106.990, mas é equipado com o motor Firefly 1.3 de 107 cv e o câmbio CVT. As versões com câmbio manual foram descontinuadas.
Já o Renault Kardian, de R$ 112.990, é equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv e o câmbio automático.
O consumo da versão de entrada do Tera ganha dos concorrentes. De acordo com o Inmetro, o VW Tera MPI faz 13,2 km/l na cidade e de 14,7 km/l na estrada, com gasolina e 9,1 km/l e 10,2 km/l, com etanol.
Design e interior
O visual, embora robusto, não é dos mais sofisticados, mas já conta com lanternas e faróis em LED, retrovisores com acionamento elétrico e piscas embutidos. As rodas são de aço com calotas escurecidas de 4 furos e pneus 185/65 R15.
No interior, como era de se esperar para um modelo de entrada, muito plástico rígido. A marca até tentou, mas os bancos de tecido com cores preto e cinza reforçam o apelo de “carro popular”.
O que escapa é a central multimídia é a VW Play de 10,1” e o painel de instrumentos digital de 8”. A multimídia VW Play Connect e a inteligência artificial Otto, novidades anunciadas pela marca, ficam de fora da versão de entrada.
Itens de série
Alguns itens de série pouco impressionam na versão de entrada, exceto pelos 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), AEB – Frenagem autônoma de emergência e alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.
Fora isso, o modelo traz o básico, já oferecido no Polo (exceto pelos itens de assistência à condução):
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Computador de bordo
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Direção elétrica
- Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
- Freios “ABS” com “EBD” – distribuição eletrônica de frenagem
- Lanternas traseiras em LED
- Piloto automático – controle automático de velocidade
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema de alarme com comando remoto (keyless)
- Sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
- Sistema detector de fadiga do motorista
- Sistemas de controle da perda de pressão dos pneus
- Volante multifuncional
Veredito
Alguns pontos é preciso observar no Tera:
- Acabamento simples com abundância de plástico de toque rústico, sem o mesmo requinte das versões mais caras;
- Visual mais básico e as rodas de 15 polegadas com calotas;
- Ausência de itens de conveniência como câmera de ré, ar-condicionado digital, central multimídia mais moderna, entre outros;
- Preço próximo de concorrentes com motor mais potente e câmbio automático.
No final, a decisão de compra vai depender do tipo de condução e os recursos que o comprador tem. Para o uso urbano, o modelo atende bem, principalmente para quem quer economizar combustível. Agora, quem precisa de um pouco mais de potência, pode optar por outros modelos ou a versão intermediária, que já conta com o motor 1.0 turbo, o 170 TSI.
Eai, você levaria o VW Tera MPI para casa? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Fiat Pulse 2026 – saiba o que esperr do novo rival do VW Tera
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.