Vai viajar para a praia? Então é melhor tomar alguns cuidados com o seu carro
Saiba como proteger o seu carro em viagens de praia
Se você está programando uma viagem de carro para a praia, redobre a atenção com o seu veículo. Isso porque, a água do mar, areia e a terra são grandes vilões das peças da suspensão. A seguir, explicamos mais detalhes. Confira!
Quais são os riscos da praia para os veículos?
O volume de bagagens e dos ocupantes do veículo, junto com as condições das estradas, pode trazer prejuízos para a suspensão do veículo. Por isso, a manutenção preventiva é essencial para os freios, direção e pneus.
“Em viagens de férias é comum que os veículos trabalhem com maior peso, por conta do volume de bagagens e dos ocupantes. Nessa situação, a suspensão, bem como outros dispositivos, como freios e pneus trabalham sob condições mais severas, absorvendo os impactos e imperfeições vindos do solo. Caso algum deles apresente danos estruturais ou desgaste, poderá comprometer o funcionamento de todo o conjunto e afetar a dirigibilidade e a segurança durante a condução”, explica Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV Tenneco, grupo automotivo detentor das marcas Monroe e Monroe Axios.
De acordo com o especialista, as falhas não corrigidas podem aumentar ainda mais os problemas nos veículos, trazendo dores de cabeça e prejuízos financeiros para o motorista.
Leia também:
-
Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática
-
Alugar carro ou fazer manutenção corretiva antes da viagem? Veja qual sai mais barato
-
Veja 5 opções de carros de luxo e com manutenção barata: dá para pagar de “patrão”
Qual é o grande vilão dos carros?
É a maresia. Para que você entenda o impacto dela, suponhamos que alguma peça do seu veículo esteja avariada. Nesse cenário, a maresia acelera os danos.
Isso acontece porque ela penetra por meio de trincas ou pontos de ferrugem pré-existentes em superfícies metálicas.
Posteriormente, isso afetará a funcionalidade de partes móveis e, como consequência, as áreas lubrificadas serão contaminadas.
Areia também exige cuidado redobrado
Embora pareça inofensiva, a areia pode trazer vários problemas, especialmente aos amortecedores.
De maneira resumida, ela pode degradar peças de borracha, como coifas, afetando a eficiência de todo o conjunto.
Para reduzir esse risco, o especialista orienta que o carro seja periodicamente lavado. Isso porque, um jato d’água na caixa de roda é capaz de remover o sal e a areia, que ficaram acumuladas nas peças.
Sol não pode ser esquecido
Antes de ir para a praia, o uso do protetor solar é bastante recomendado para a pele. E, assim como nosso órgão, o carro também precisa de cuidados.
Para se ter uma ideia, o sol pode causar avarias, uma vez que os pneus acabam dilatando em razão das altas temperaturas.
Como resultado, compromete o contato das rodas com o solo e o funcionamento da suspensão.
Tendo isso em mente, a principal regra é deixar os pneus sempre calibrados. Assim, você evita essa ocorrência e preserva a eficiência do conjunto.
“A melhor maneira de se evitar prejuízos ao viajar é sempre checar as condições do veículo, antes e depois de cada viagem”, alerta o especialista.
“Itens como a caixa de direção, amortecedores e bandejas merecem atenção especial. Ao retornar, uma boa lavagem para retirar o acúmulo de terra, lama ou areia dos componentes de suspensão também é indicada”, finaliza.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Componente “esquecido” por muitos na manutenção do sistema de frenagem desempenha papel mais que importante