Vai viajar no feriado? Pneus bem calibrados economizam combustível
Boa manutenção dos pneus ajuda economizar combustível, em especial na estrada. Veja dicas para este feriado prolongado!
A boa manutenção dos pneus é necessária para economizar combustível, em especial na estrada, em época de gasolina a R$ 7,00 ou mais. Veja algumas dicas se você ainda está pensando e viajar neste feriado!
Veja como economizar combustível durante a viagem do feriado prolongado
A alta dos combustíveis preocupa muito brasileiro, e no próximo feriado prolongado, que acontece entre o dias 15 e 17 de abril, muitos vão pegar a estrada parar curtir os dias de folga.
No entanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração a fim de economizar combustível.
Já é comprovado que com atitudes simples, como checar a pressão dos mesmos toda vez que abastecer o carro, por exemplo, é possível ter mais tranquilidade, conforto e segurança, além de rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível.
A Continental Pneus, explica que manter a correta calibragem dos pneus impacta diretamente na economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada.
Para método de comparação, se a pressão estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado pelo fabricante, o consumo de combustível subirá 2%.
Dessa forma, sempre monitore a pressão regularmente. Os pneus devem ser sempre calibrados quinzenalmente ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.
A pressão de inflação aumenta (em climas quentes) ou diminui (em climas frios) ente 1 e 2 psi para cada 10 graus de oscilação de temperatura. Porém, nunca os infle demais. Dirigir com pneus inflados demais reduz a dirigibilidade.
Por fim, não acelere demais. Busque manter sua velocidade constante sempre que possível e dirija de forma segura. Motoristas agressivos tendem a usar mais gasolina porque geralmente precisam desacelerar e acelerar repetidamente.
Pneus em mau estado podem gerar multa
Além disso, cuidar da manutenção do veículo ajuda a evitar multa por conduzir o carro em mau estado de conservação, que é considerada infração grave.
Segundo o Código Nacional de Trânsito, circular com os pneus carecas pode acarretar multa no valor de R$ 195,23, além de resultar em cinco pontos na carteira de motorista e acarretar a retenção do veículo no local da fiscalização até que o pneu seja trocado.
Fora o fator economia, vale relembrar que pneus são itens de segurança do carro e possuem responsabilidade sobre o desempenho do veículo.
A fabricante de pneus Dunlop, ressalta que é altamente recomendada a inspeção cuidadosa dos pneus com frequência, identificando rapidamente a situação de desgaste – os famosos pneus carecas – e a substituição por um novo. Com isso, garante-se um rodar seguro, confortável e econômico.
Pneus carecas são aqueles que perderam os sulcos circunferenciais e radiais, o “desenho” da banda de rodagem. O pneu careca não funciona como deveria na chuva, pois a água é drenada pelos sulcos.
“O carro passa a navegar sobre um colchão de água, principalmente em alta velocidade, a chamada aquaplanagem. Nesta situação, o condutor perde o controle da direção e a frenagem também é prejudicada, expondo-se a incidentes,” afirma Hugo Terazaki, gerente de engenharia pós-vendas da Sumitomo Rubber do Brasil.
Indicador de desgaste da banda de rodagem
Item essencial para a segurança dos veículos, os pneus possuem o TWI (Tread Wear Indicator), indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo motorista deve ficar atento, pois quando o pneu chega nele, é hora de realizar a troca, o que evita maiores problemas.
De acordo com a lei, o máximo que um pneu pode ter antes de ser considerado careca é chegar ao limite de 1,6 milímetros de profundidade na banda de rodagem. Por este motivo, os fabricantes deixam este indicador em destaque nos pneus.
“Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. (artigo 4 – resolução 558).
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.