Tags

Destaques

Vai viajar? Não deixe de verificar o estado dos pneus na revisão

Créditos: Foto: Jude Doyland via Visualhunt / CC BY-ND

Em época de férias é comum que os proprietários levem seus carros para uma revisão preventiva, para saber se está tudo bem com o veículo antes de viajar. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), informa que além de revisar itens como freios, óleo e velas, os pneus do automóvel também merecem atenção especial no momento da revisão.

Fundado em 1994, o Cesvi Brasil se dedica em analisar os índices de reparação dos veículos, classificando os que são mais baratos de consertar, além de também buscar uma melhor segurança viária. Por isso o instituto, por meio de um boletim técnico, informa sobre a importância de verificar a validade dos pneus do carro.

Foto: By Schumi4ever (Own work) [GFDL or CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
Índice TWI, destacado em vermelho, mostra se pneu já está careca |Foto: By Schumi4ever (Own work) [GFDL or CC BY-SA 4.0-3.0-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
Índice TWI, destacado em vermelho, mostra se pneu já está careca

Após a data de vencimento, o pneu pode apresentar rachaduras e ressecamento da borracha, correndo risco de até estourar. Outro índice que deve ser observado é o TWI. Sigla em inglês para Tread Wear Indicator, eles são pequenas marcas entre os sulcos dos pneus, geralmente como se fossem traços. Eles ficam mais evidentes conforme o desgaste, e caso já estejam na banda de rodagem, indicam que já passou do momento da troca dos pneus.

Segundo o Cesvi, um pneu tem validade máxima de cinco anos. Após isso, sua troca precisa ser feita imediatamente, mesmo se a aparência estiver boa. Para saber quando que eles foram fabricados, procure pela sigla DOT na banda de rodagem. Haverá um número logo após essa sigla – DOT 2311, por exemplo. Nesse caso, ela indica que o pneu foi fabricado na 23ª semana de 2011, e que já estaria acima do prazo de cinco anos.

Além dos pneus de rodagem, é importante também sempre conferir o estado do estepe e realizar os mesmos procedimentos para ele, mesmo que nunca tenha sido utilizado. O Cesvi Brasil também recomenda sempre seguir as informações do manual do proprietário.

Hora da compra

O Cesvi Brasil também alerta para alguns cuidados no momento da compra dos novos compostos. Utilizando como exemplo um pneu 195/60 R 15 88 V, o instituto ensina o que cada elemento dessa sopa de letrinhas significa. Confira os detalhes na galeria.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.