Vai pegar estrada? Gasolina barata pode destruir seu motor; veja 10 dicas para não ficar a pé

Economizar no posto pode custar caro na oficina. Especialista lista 10 cuidados ao abastecer para a viagem de fim de ano

Com a chegada de dezembro, milhões de brasileiros preparam as malas para as festas de fim de ano. Mas, no checklist da viagem, um item muitas vezes é negligenciado ou decidido apenas pelo menor preço da placa: o combustível.

Por isso, hoje o Garagem360 traz 10 dicas para você não errar na hora de abastecer para viajar. Confira!

Como abastecer o carro com segurança antes de viajar?

Muitos não sabem, mas a economia de alguns centavos no litro de combustível pode se transformar no pior pesadelo do motorista: falha na partida, perda de potência na ultrapassagem e até a quebra do motor no meio da rodovia.

Como abastecer o carro com segurança antes de viajar

Antes de viajar, é importante ficar de olho na bomba de combustível para não cair em golpes. Foto: Imagem gerada por IA

Para evitar que o “barato saia caro”, a qualidade do que entra no tanque é tão importante quanto a revisão dos freios. Abaixo, você confere algumas dicas para não ser pego de surpresa durante suas férias de final de ano!

Faxina interna do motor

Taciana Kampf, gerente de marketing dos Postos PETRONAS, explica que a diferença entre a gasolina comum e a aditivada vai muito além do marketing. É uma questão química de preservação.

“Uma gasolina aditivada de alta qualidade possui componentes que ajudam a limpar o sistema de injeção e evitam o acúmulo de resíduos dentro do motor. Isso contribui para uma performance mais estável e um consumo mais eficiente”, detalha a executiva.

Basicamente, enquanto o combustível ruim suja as válvulas e bicos injetores (aumentando o consumo), o aditivado age como um detergente, mantendo o “coração” do carro limpo, mesmo em veículos populares.

Veja também Erro “bobo” nos pneus faz carro gastar até 20% mais combustível e você nem percebe

Teste da proveta

Você sabia que pode exigir provas da qualidade na hora de abastecer? A ANP (Agência Nacional do Petróleo) garante ao consumidor o direito de solicitar testes gratuitos no posto. Se desconfiar da qualidade (líquido turvo ou com cheiro estranho), peça:

  • Teste da proveta: Mede a porcentagem de etanol misturado na gasolina (o limite legal é 27%).
  • Teste de vazão: Garante que a bomba está entregando a quantidade exata de litros que cobra no visor.

10 dicas para não cair em golpes ao abastecer o carro

Para blindar sua viagem contra combustível adulterado (“batizado”), preparamos um guia rápido baseado nas orientações técnicas:

Como abastecer o carro com segurança antes de viajar

Foto: Reprodução

  1. Bandeira confiável: Dê preferência a redes grandes e conhecidas. Postos “sem bandeira” (bandeira branca) exigem atenção redobrada.
  2. Aparência do posto: Bombas velhas, chão sujo e falta de iluminação são sinais de desleixo que costumam se refletir na manutenção dos tanques subterrâneos.
  3. Preço milagroso: Desconfie de valores muito abaixo da média regional. Ninguém vende ouro a preço de banana.
  4. Exija o teste: Está na dúvida? Peça o teste da proveta. Se o frentista recusar, vá embora.
  5. Olho na bomba: Sempre verifique se o contador da bomba está zerado antes de começar.
  6. Aposte na aditivada: Principalmente para a estrada, o aditivo ajuda a limpar partes críticas do motor e melhora a queima.
  7. Siga o manual: Respeite a octanagem e o tipo de combustível indicado pela montadora do seu carro.
  8. Sinta o carro: Se após abastecer o carro começar a “engasgar” ou perder força, pare imediatamente e procure um mecânico.
  9. Não ande na reserva: Manter o tanque sempre acima de 1/4 evita que a bomba de combustível puxe as impurezas que ficam decantadas no fundo do tanque.
  10. Nota fiscal: Sempre peça a nota. Ela é sua única prova caso o combustível danifique o motor e você precise acionar o posto judicialmente.

Na hora de viajar, você costuma encher o tanque com gasolina aditivada para garantir ou vai na comum mais barata mesmo? Conte sua estratégia nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.