Vai pegar a estrada no feriado? Este dispositivo promete acabar com os enjoos no carro

Existem diferentes causas para os enjoos no carro, que incluem alimentação e outros fatores. Descubra no post.

Algumas pessoas costumam ter enjoos no carro.  O que é normal, principalmente em longas viagens. Na maioria dos casos, é algo simples, que não exige muita preocupação, mas se for algo recorrente, você precisa ligar o alerta. Entenda porque os enjoos acontecem e conheça um dispositivo que promete acabar com isso. Acompanhe!

As causas do enjoos no carro e como reduzir (Foto: Pexels)

Porque temos enjoos no carro?

Na maioria das situações, os enjoos no carro são decorrentes de problemas estomacais, associados a uma comida que não cai bem, no entanto também pode ser uma condição chamada cinetose. 

“Para que o corpo se oriente, ele recebe informações da visão, do tato, do ouvido e que são concordantes. Quando não há concordância, ocorre então uma reação chamada cinetose, daí a presença desse mal estar”, explica Rodrigo Noronha, cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa, em São Paulo, ao portal Viva Bem.

Além disso, quem sofre de labirintite também pode passar mal no carro. Isso ocorre porque os líquidos na parte interna do ouvido (labirinto) se movem sem o corpo entender o motivo, uma vez que está parado. Isso faz com que o cérebro perca o equilíbrio, podendo causar enjoos. 

Em ambos os casos, se houver uma certa frequência, é necessário investigar os motivos, pois podem também estar associados a traumas ou doenças cerebrais. A boa notícia é que esses casos são raros. 

Óculos para controlar os enjoos no carro

Outras pessoas sentem enjoo apenas quando estão lendo ou usando o celular. Isso acontece com muitas pessoas e é um sintoma semelhante ao de quem tem labirintite. Para elas, a Citroën lançou um óculos que reduz este tipo de enjoo. 

óculos Seetroën prometem reduzir a sensação de enjoo no carro. Foto: Divulgação

Os óculos Seetroën são capazes de evitar náuseas enquanto se lê dentro de um carro. Eles criam uma linha no horizonte por meio de um líquido especial na armação e com ele é possível reduzir o conflito sensorial causador da cinetose. 

De acordo com pesquisas da própria Citroën, uma em cada três pessoas podem desenvolver os sintomas uma vez na vida. 

Na época do lançamento, os óculos Seetroën foram disponíveis no site da marca ao custo de 99€ (aproximadamente 430 reais). Hoje, diversas plataformas digitais possuem anúncios dos óculos que prometem diminuir os enjoos. Os preços partem dos R$ 60.

Como reduzir o enjoo

Se você não tem 99 euros para pagar no óculos, algumas dicas podem aliviar os enjoos no carro, são elas:

Mantenha o olhar fixo: basicamente você terá que evitar apreciar a paisagem, o céu e o movimento constante dos outros veículos. Tudo isso pode piorar as náuseas, portanto fixe o olhar em um ponto imóvel.  

Evite viajar em jejum: ficar sem se alimentar pode contribuir bastante para o mal estar. Por isso dê preferência a alguns alimentos como maçã, biscoito água e sal, banana, isotônicos, gengibre, frutas cítricas, além de bastante água. 

Não coma em excesso: o mesmo vale para comer demais. Evite, pois os exageros também podem gerar enjoos justamente pela demora na digestão. 

Prefira a janela: se você enjoa fácil, o melhor é a janela já que a maior ventilação previne e reduz o enjoo. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile