Vai pegar a estrada no Carnaval? 5 dicas para verificar se a manutenção do óleo do seu carro está em dia e evitar perrengues
Manutenção do óleo do seu carro: confira diversas dicas para evitar aumento no consumo de combustível e perda de performance do veículo
Se você pretende pegar estrada neste carnaval, evite pular este artigo. A seguir, você confere diversas orientações sobre a manutenção do óleo do carro, que te ajuda a ter uma viagem sem problemas e com mais diversão. Acompanhe!
Como manter a manutenção do óleo em dia?
A Lwart Soluções Ambientais, que é especialista no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, traz diversas dicas úteis para que você aprenda como cuidar do óleo do seu carro.
Verifique o nível do óleo
O primeiro passo, antes de pegar estrada, é verificar o nível do óleo. Contudo, isso não pode ser feito de qualquer forma. O processo correto é com o motor frio e em uma superfície plana. Via de regra, é preciso que ele esteja entre as marcas de mínimo e máximo indicados na vareta.
Leia também:
Mantenha o prazo de troca do óleo em dia
O óleo vencido compromete a lubrificação e ainda traz desgaste prematuro das peças. Para evitar problemas, o segredo é redobrar a atenção com a quilometragem e o tempo recomendado pelo fabricante.
Fique atento com a escolha do óleo
Engana-se quem pensa que qualquer óleo serve para qualquer tipo de veículo. Na verdade, cada motor exige um tipo de óleo. Por isso, confira as especificações do fabricante. Neste momento, você deve levar em consideração a viscosidade e tipo: mineral, sintético ou semissintético.
Num primeiro momento, você pode até achar que a indicação de um determinado óleo pode ser “pressão do vendedor” para concluir a venda.
Porém, a verdade é que ele está impedindo que você comprometa a performance do veículo e aumente o consumo de combustível, caso não escolha o óleo correto. Mais uma vez, o ideal é consultar o manual do proprietário para saber qual é o tipo de óleo indicado para o seu automóvel.
Não ignore o filtro de óleo
A principal função do filtro é reter impurezas no propulsor. Assim, ele impede que o motor do seu carro seja contaminado. Por isso, trocar o filtro junto com o óleo é sempre a melhor saída, uma vez que esse processo proporciona mais eficiência da lubrificação e protege o conjunto mecânico.
Tenha cuidado com vazamentos e consumo excessivo
Para finalizar as nossas dicas de manutenção de óleo, lembre-se de passar em uma oficina mecânica especializada para uma revisão, sobretudo quando perceber alguns sinais de problemas, como: manchas de óleo na garagem ou consumo.
E você, usa outra estratégia para manter a manutenção do óleo em dia? Comente e compartilhe com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Carro elétrico da BYD que pula, gira sozinho e tem 1.300 cv já está no Brasil