Vai na oficina? 5 perguntas que você deve fazer ao mecânico para não ficar a pé
Dia do mecânico está chegando! Especialista lista 5 perguntas vitais para fazer na revisão e evitar acidentes graves. Confira
No dia 20 de dezembro é comemorado o Dia do Mecânico. A data serve para homenagear os profissionais que mantêm o país rodando, mas também acende um alerta vermelho para os motoristas: a negligência com a manutenção preventiva mata. Para te ajudar a fugir dessas estatísticas, o Garagem360 listou 5 perguntas obrigatórias que todo condutor deve fazer ao deixar o carro na oficina.
Confira!
O que perguntar ao mecânico quando for na oficina?
Dados do Atlas da Década de Ações para Segurança Viária da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam um cenário preocupante: entre 2011 e 2020, mais de 59 mil acidentes foram causados diretamente por defeitos mecânicos, resultando em quase 1.400 mortes.
Além do risco à vida, o bolso também sofre: em apenas oito meses de 2022, a Senatran registrou 150 mil multas por veículos em mau estado de conservação. É fundamental manter a manutenção e revisão do seu veículo sempre em dia. Mas fato é que chegamos na oficina e as perguntas mais importantes acabam fugindo da nossa mente.
Por isso, o Garagem360 preparou algumas perguntas indispensáveis para você fazer ao seu mecânico de confiança na próxima vez que levar o carro para a revisão. Confira!
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1. Como estão os freios e a suspensão?
Não espere o barulho aparecer. Esses são os pilares da sua segurança. Uma falha aqui significa perda total de controle do veículo.
- O que verificar: Peça para checar a espessura das pastilhas, o estado dos discos e se há vazamentos nos amortecedores.
2. Alguma peça vital está no fim da vida útil?
Existem componentes que sofrem desgaste silencioso, como a correia dentada. Se ela quebrar, o motor para e o prejuízo é enorme.
- O que verificar: Além das correias, peça uma análise visual dos pneus (incluindo o estepe) e das mangueiras do motor.
3. O óleo está protegendo o motor de verdade?
O óleo é o sangue do carro. Lubrificante velho vira uma “borra” que entope o sistema e causa superaquecimento.
- O que verificar: Confirme se o nível está correto e, principalmente, se o óleo usado segue a especificação exata do fabricante (viscosidade e aditivação).
4. A bateria vai aguentar o verão?
Ninguém quer ficar parado no meio do trânsito porque o carro não liga. A bateria é o coração elétrico do veículo.
- O que verificar: Peça um teste de carga. Baterias com muito tempo de uso podem arriar repentinamente, especialmente com o uso intenso do ar-condicionado.
5. Como está o fluido da direção?
Muitos motoristas esquecem, mas a direção hidráulica precisa de fluido específico (ATF) para funcionar suave e precisa.
- O que verificar: Se o volante estiver “pesado” ou fazendo ruído, pode ser fluido velho ou baixo. A troca preventiva evita a quebra da caixa de direção, que é um item caríssimo.
Quantas dessas perguntas você costuma fazer na revisão ou você apenas entrega a chave e espera o orçamento? Conte sua experiência nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.


