Tags

Notícias

Vai comprar um usado? É melhor seguir algumas dicas

Créditos: Foto: diariodeolimpia via Visual hunt / CC BY-NC-SA
23 março, 2017
Da Redação, com assessoria

Além de avaliar as condições do automóvel e verificar se o valor de mercado está dentro do que se pratica, o motorista que pretende comprar um carro usado deve fazer uma busca na internet e comparar preços. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), empresa do Grupo Mapfre, reuniu as melhores dicas para você não cair em uma cilada. Confira:

LEIA MAIS: Descubra como são feitas as cores usadas na repintura automotiva

Medo de dirigir à noite? Ford cria tecnologia para detectar pedestres no escuro

– Desconfie sempre se o valor do veículo desejado estiver muito abaixo do padrão. Isso pode significar problemas de documentação, restrições e até uma má reparação, o que pode comprometer sua segurança.

– Uma opção válida é fazer a compra numa concessionária da marca do veículo que você quer. Algumas dão até três anos de garantia para o automóvel seminovo da mesma marca, uma vantagem importante em relação à aquisição numa loja qualquer ou diretamente de um particular.

– Se o veículo no qual você está de olho não for muito antigo, peça para fazer um test-drive. Assim é possível avaliar se a posição de dirigir é agradável, se os espaços são adequados ao seu uso e até se a motorização está compatível com seus percursos.

– Verifique também as funcionalidades do veículo e seus itens de segurança.

– Faça uma busca do carro em fóruns de internet e confira os comentários de outros compradores.

– Confira a documentação do veículo junto ao Detran.

– Verifique se a quilometragem está adequada ao desgaste do volante e dos pedais. Veículos pouco rodados devem ter poucos sinais de desgaste.

– Verifique o estado dos pneus e lembre-se que eles têm data de validade de cinco anos após a fabricação. Essa informação pode ser conferida diretamente na banda lateral do pneu pelo DOT. Ele indica a semana e o ano de fabricação. Exemplo: 0214 – Indica que o pneu foi fabricado na segunda semana de 2014.

– Verifique os vãos de portas e suas aberturas, além da conservação de borrachas de vedação. Todas as portas têm de estar fechando sem esforço, e as borrachas não devem estar ressecadas, com rachaduras.

– Verifique o estado dos carpetes, cheiros e sujeiras excessivas no veículo. Isso pode indicar que o carro sofreu danos em enchente.

– Se for possível, leve seu mecânico de confiança para que ele faça uma avaliação técnica.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.