Vai comprar um carro usado? Veja dicas ESSENCIAIS 

Sabe a expressão “é melhor prevenir do que remediar?” Ela é perfeita para quem vai comprar um carro usado. Não é um bicho de sete cabeças, no entanto uma boa compra vai depender de uma boa avaliação. Continue lendo o post e veja as dicas essenciais para evitar dores de cabeça. 

Cuidados para a compra do carro usado (Foto: Pexels)

Dicas essenciais para comprar carro usado

Comprar um carro usado exige uma série de cuidados. Vamos aos pontos chave:

Procure mais de uma opção

Pesquise bem antes de fazer a compra. Você até pode acertar de primeira, mas se procurar bem vai  encontrar encontrar carros melhores e condições que se adequam ao seu bolso. 

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Não compre o veículo sem vê-lo

Há muitos anúncios na web, alguns deles em outras cidades, assim os interessados acabam sem muito interesse de ir até lá. Não se convença de que basta olhar as fotos na internet. Você precisa ver fisicamente o veículo, fazer um test-drive e avaliação com mecânico. 

Não compre carro usado sem vê-lo antes. (foto: Frepik)

Peça o histórico do veículo

Seja concessionária ou pessoa física, é fundamental avaliar o relatório/ histórico da situação do veículo. São eles:

  • Licenciamento do veículo e documentação;
  • Histórico de débitos e restrições;
  • Histórico de sinistros (se já foi batido, peças trocadas, repinturas, etc). 
  • Se o bem já foi furtado ou roubado. 

Leve um mecânico com você

Não se preocupe se você não conhece de mecânica ou elétrica automotiva, já que sempre há um profissional para isto. Peça indicações a amigos ou parentes sobre mecânicos capazes de ajudá-lo. Eles podem identificar problemas ou adulterações. Todo o cuidado é pouco. 

Leve um mecânico na compra do carro usado. (foto: Frepik)

Onde não errar na avaliação

Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, divide a avaliação em quatro categorias: estrutura, acabamento, funcionalidades e mecânica.

Veja o checklist:

  • Faróis (alto e baixo), luzes piloto, luz de placa;
  • Lanternas (de freio e posição), luz de ré e acionamento (das setas e intermitente de emergência);
  • Espelhos retrovisores;
  • Alinhamento dos pneus e direção;
  • Funcionamento do velocímetro e de todo o painel;
  • Limpadores de para-brisa;
  • Buzina;
  • Barulhos diferentes ou estalos no motor, suspensão e carroceria;
  • Triângulo, extintor de incêndio (se está dentro da validade) e estado dos pneus (assim como estepe e ferramentas para substituição do mesmo);
  • Cintos de segurança;
  • Integridade dos para-choques dianteiro e traseiro;
  • Funcionamento do freio de estacionamento (freio de mão);
  • Placa: deve estar com o lacre, sem trincas e sem obstáculos na leitura da identificação.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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