Vai comprar ou vender? Veja os 10 SUVs mais oferecidos e procurados

Você já se perguntou quais SUVs são o mais fáceis de vender? A resposta pode estar no ranking dos mais oferecidos e pesquisados.

Os SUVs são os novos queridinhos do público brasileiro. Seja no segmento de novos ou seminovos, eles sempre estão entre os mais requisitados. Diante disso, segue a lista dos modelos mais oferecidos e procurados em plataforma de compra e venda de automóveis.

(Foto: Divulgação/Jeep)

Esses são os 10 SUVs mais oferecidos e pesquisados em site de compra e venda

O mais recente levantamento da Mobiauto destaca os utilitários esportivos mais oferecidos e os mais pesquisados dentro da plataforma de compra e venda de automóveis.

A todos os consumidores que se importam com a facilidade (ou dificuldade) de comercialização de seus utilitários-esportivos, a pesquisa efetuada pela equipe de estatística da Mobiauto é reveladora.

O mercado de seminovos sempre possui algumas particularidades que, quando analisadas, acabam interferindo na própria decisão de compra desses clientes, ainda mais no segmento que é o mais competitivo do mercado nacional.

Start-up do setor automotivo que mais cresceu em 2022 (aumento de 130% no faturamento) e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a pesquisa cruza dois dados reveladores: os anúncios versus os acessos de cada SUV seminovo (2022, 2021 e 2020) no primeiro quadrimestre desse ano.

No cruzamento entre essas duas grandezas, está a resposta mais reveladora da pesquisa: qual o SUV mais fácil de vender?

Uma conta é bem simples: quais os modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Jeep Renegade 2021 é o campeão de volume de anúncios, com 16,45% de todas as ofertas dessa fatia de mercado – SUV´s anunciados com anos-modelos entre 2020 e 2022. Em seguida aparecem o VW T-Cross 2021 (8,03% dos anúncios) e novamente o T-Cross, mas o 2020 (7,57%).

Confira a lista dos dez modelos mais anunciados

  1. Jeep Renegade 2021 – 16,45%
  2. VW T-Cross 2021 – 8,03%
  3. VW T-Cross 2020 – 7,5%
  4. Jeep Compass 2020 – 6,90%
  5. Nissan Kicks 2022 – 5,85%
  6. Jeep Compass 2021 – 4,88%
  7. Jeep Renegade 2020 – 4,32%
  8. Hyundai Creta 2022 – 3,72%
  9. Jeep Compass 2022 – 3,71%
  10. Ford EcoSport 2020 – 3,57%

VW T-Cross soma 8.748 emplacamentos em 2023 segundo Fenabrave (Foto: Divulgação)

Os veículos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores) compõem “quase” a mesma ordem. O Renegade 2021 mantém a liderança, com quase 10% dos acessos, com o T-Cross 2020 assumindo a vice-liderança e puxando o Ford EcoSport 2020 para a terceira posição.

Os SUVs mais procurados pelos internautas

  1. Jeep Renegade 2021 – 9,98%
  2. VW T-Cross 2020 – 6,97%
  3. Ford EcoSport 2020 – 6,42%
  4. Renault Duster 2020 – 5,24%
  5. VW T-Cross 2021 – 5,05%
  6. Jeep Renegade 2020 – 3,87%
  7. Jeep Compass 2021 – 3,83%
  8. Jeep Compass 2020 – 3,81%
  9. Honda HR-V 2020 – 3,64%
  10. Nissan Kicks 2022 – 3,41%

“Nunca houve uma comparação tão precisa, considerando o desafio de extrair esses cálculos, entre oferta e demanda de seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Esse levantamento não só auxilia a orientar compradores, mas também é um instrumento preciso para os vendedores. Ele indica estatisticamente quais os modelos mais fáceis de serem vendidos.

Basta comparar os percentuais entre oferta e procura. E cita o caso da Jeep. Quando se soma os 6 modelos pesquisados, entre Renegade e Compass, nos três anos-modelos que integram a pesquisa, atinge-se um total de 36,26% dos anúncios.

“A marca possui mais de um terço das ofertas. Mas 24,33% dos cliques de compradores. Quando a procura é percentualmente menor do que a oferta, a tendência é ter maior dificuldade na revenda e queda nos preços”, adverte.

“No caso do campeão do ranking, observe que ele possui quase 10% dos acessos, mas soma mais de 16% dos anúncios. Isto é: o dono de um Renegade 2021 terá uma chance menor de vender seu carro, pois há percentualmente mais anúncios do que acessos”, explica Castro Jr.

Situação contrária vive o Ford EcoSport 2020, que é dono de somente 3,57% do volume de carros oferecidos, mas atrai a atenção de 6,42% dos potenciais compradores. “Quanto maior for o delta a favor da procura, mais fácil – em teoria – será a venda daquele modelo”, sintetiza o executivo. Confira no anexo a lista completa.

Honda HR-V surpreendeu em abril, alcançando o segundo lugar entre os SUVs (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile