Vai comprar carro usado? 5 dicas para não cair em CILADA
Comprar carro usado pode trazer surpresas desagradáveis se você não tomar os devidos cuidados. Entenda mais!
Comprar um carro usado pode ser uma alternativa para quem quer economia financeira ou simplesmente prefere evitar a depreciação dos veículos 0 km. Ocorre que nem sempre os vendedores estão com boas intenções e querem “passar pra frente uma bomba” prestes a explodir.
5 dicas para não cair em cilada ao comprar carro usado
Para evitar quaisquer surpresas desagradáveis, o Garagem360, junto com a InstaCarro, uma plataforma de venda de carros online, preparou estas 5 dicas:
1.Avalie a condição do veículo
Antes de fechar negócio, é fundamental verificar a condição do carro. Confira a parte mecânica, a pintura, os pneus, o interior, o funcionamento de todas as luzes e equipamentos, e outras características que possam influenciar na segurança e na funcionalidade do veículo.
2. Faça um test drive
Não feche negócio sem antes realizar um test drive no veículo. Dirija em diferentes tipos de ruas e em diferentes velocidades para avaliar o desempenho do carro.
3. Verifique a documentação
Confira se toda a documentação do carro está em dia, como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o Certificado de Registro de Veículo (CRV), as multas e IPVA. Isso é importante para evitar problemas futuros com a justiça e evitar surpresas com pendências financeiras.
4. Pesquise o preço de mercado do carro usado
Faça uma pesquisa para saber o valor de mercado do carro que deseja comprar. Com essas informações em mãos, negocie um preço justo e condizente com as condições do veículo.
5. Procure um vendedor confiável
Ao procurar um vendedor, verifique se ele é confiável e se tem boa reputação no mercado. Não se esqueça de checar se ele possui CNPJ ou CPF, endereço e telefone de contato, além de buscar referências e opiniões de outros compradores.
Dica extra: Faça uma inspeção completa no veículo
Observe com atenção a pintura, a estrutura do carro e o estado dos pneus, das luzes, do estofado e do painel. Leve um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro, já que ele pode detectar problemas que um comprador leigo não conseguiria perceber
Se o vendedor colocar qualquer empecilho em alguma das etapas, principalmente relacionadas às questões que envolvem a documentação e a inspeção, evite a compra. Qualquer atividade que você considere suspeita pode ser realmente uma cilada (incluindo condições muito boas).
Lembre-se que existem centenas de milhares de carros disponíveis para você comprar e se o vendedor não quer deixar você inspecionar o veículo, pode ser que ele tenha uma surpresa desagradável escondida. Bons vendedores vão conduzir a negociação da melhor forma possível, de forma transparente e clara. Corra de qualquer postura diferente desta.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.