Vai comprar carro seminovo no fim de ano? Damos dicas

Confira 6 dicas para comprar um carro seminovo com segurança

De janeiro a novembro de 2023, foram vendidos mais de 13,064 milhões de carros seminovos e usados. Um crescimento de 9,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). 

 

Fiat Strada é o modelo mais procurado na categoria de ‘Comerciais Leves’ em novembro de 2023 Fonte: Fenauto Foto: divulgação 

Com o mercado aquecido, é natural que surjam diversas dúvidas para fazer esse tipo de negociação.

Por isso, se você pretende comprar um veículo seminovo ainda este ano, continue conosco.

A seguir, o Garagem360 traz diversas dicas para que você faça uma negociação segura e sem estresses! 

Como comprar carros seminovos? Confira 6 dicas! 

1- Redobre a atenção com os preços anunciados 

Analise as ofertas disponíveis no mercado com cuidado. Geralmente, a maior parte dos anúncios exibem valores dentro de uma mesma margem. 

Contudo, veículos com preços abaixo do esperado podem ser um tiro no pé, uma vez que eles podem estar em mau estado de conservação ou são usados como iscas para que criminosos apliquem golpes. 

Na dúvida, sempre recorra a Tabela FIPE, que é a principal referência na indústria automotiva de veículos usados e seminovos. E, por isso, é bastante usada na confecção de contratos e seguros de automóveis

2- Pesquise sobre o vendedor 

Aquele famoso ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição” também é bastante útil no mercado de carros seminovos.

Embora o preço seja tentador e esteja de acordo com a Tabela FIPE, nunca é demais pesquisar o histórico do vendedor do carro que você pretende adquirir. 

Sobretudo nas negociações conduzidas em plataformas online, uma vez que sempre existe a possibilidade de que o anunciante esteja falsificando sua identidade. 

Tendo isso em mente, recomenda-se que você faça uma pesquisa na internet para confirmar a veracidade do anúncio, ok? 

 

Volkswagen Gol lidera a categoria de ‘Auto’ entre os veículos mais procurados do mercado Fonte: Fenauto – Foto: divulgação

Leia também: Melhor momento para COMPRAR CARRO ELÉTRICO? Veja o que diz especialista

3- Não pague de forma antecipada 

A Olho no Carro, uma das principais plataformas de consulta veicular do país, orienta que os interessados em um automóvel seminovo devem ter cuidado com os pagamentos adiantados:

“É sempre recomendável que não seja efetuada nenhuma movimentação financeira de forma antecipada, afinal, isso pode ser um golpe e o suposto vendedor pode sumir com o seu dinheiro sem que o veículo seja de fato vendido para você.”, explica a empresa em um comunicado enviado à imprensa. 

4- Conheça o veículo pessoalmente 

Na hora de fechar o negócio, os vendedores têm o hábito de pressionar os compradores para que a negociação seja concluída o mais rápido possível. 

“No entanto, sempre busque conhecer o veículo pessoalmente antes de comprá-lo. Dessa forma, você poderá ter uma melhor noção do estado de conservação dele, conferindo se não existem arranhões, marcas de batidas e reparos ou sinais de má conservação.”, orienta a Olho no Carro. 

Ademais, a empresa destaca que é importante fazer um test drive para que você tenha um parâmetro mais claro em relação ao funcionamento do automóvel, desde a eficácia do motor até a suspensão. Assim, você evita dores de cabeça com o seu novo veículo. 

 

Test drive é fundamental na hora da compra de um carro usado – Foto: reprodução/internet

5- Verifique o histórico

Ao comprar um carro seminovo, lembre-se de conferir o histórico do veículo. Neste momento, é vital que você procure por informações, como:

  • Passagens por leilão

  • Roubos

  • Problemas legais 

Também é importante conferir se a documentação está em dia para que você tenha uma compra segura. Uma delas é o IPVA.

Por isso, identifique seu estado abaixo e veja se o automóvel que pretende comprar está em dia com o calendário da sua região. 

Adicionalmente, recorra a plataformas, como a Olho no Carro. Com sua tecnologia, a empresa é capaz de coletar aproximadamente 30 dados sobre o automóvel, entre elas:

  • Preço-médio de sua venda

  • A opinião de donos do mesmo modelo

  • Se o carro/moto em questão passou por alguma situação de roubo ou leilão

  • Entre outros. 

6- Use ferramentas gratuitas na internet 

Experimente usar o comparador de veículos, desenvolvido pelo Garagem360. Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite fazer uma comparação entre as inúmeras opções de automóveis disponíveis no mercado. 

Além do preço, ela traz dados como rodas e pneus, freios, peso, capacidade, entre outros. 

Também é interessante usar nosso simulador de financiamento de veículos. Como vimos acima, o “barato, às vezes, pode sair caro”, então, verifique se essa alternativa não é mais viável para comprar um carro novo. 

Ademais, calcule o consumo de combustível, pois, assim, você terá um planejamento financeiro mais coerente com a sua realidade e não passará por sustos com o custo-benefício do seminovo. 

Quer dicas de seminovos para adquirir ainda este ano? Leia estes guias:

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile