Vai acontecer antes do que você imagina! Carro voador brasileiro já tem local de produção
Já ouviu falar que o futuro será do carro voador? Pois bem, se depender dessas companhias, esse futuro começa agora no Brasil.
Já ouviu falar que no futuro o carro voador será um transporte comum na sociedade? Pois bem, se depender dessas companhias, esse futuro começa agora no Brasil.
Carro voador brasileiro
Você não leu errado. Essa realidade pode estar começando no Brasil, ao menos de acordo com a Embraer e a Eve Air Mobility.
As empresas de aviação anunciaram a criação da primeira fábrica de carros voadores no Brasil.
Os novos carros voadores serão produzidos em Taubaté, no interior do estado de São Paulo, juntamente com uma fábrica de aviões.
Segundo os engenheiros da Embraer, são necessários quatro anos para que os novos veículos possam sobrevoar cidades do país.
Carro ou avião?
O que distingue um carro voador de um avião? A resposta mais aceita é o uso de energia elétrica.
Dessa forma, Eve e Embraer anunciaram nesta quinta-feira (20) que criarão a primeira fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical ou ‘’eVTOL’’.
A unidade fabril será localizada em uma área ainda passível de autorização legal, já que precisa ser ampliada pela Embraer na cidade paulistana.
No entanto, o plano da Embraer representa um marco na história brasileira por trazer o futuro para mais perto.
Segundo a Embraer, o local onde a fábrica se instalará conta com logística estratégica por conta de suas ligações com rodovias e linha ferroviária.
A localização é próxima da fábrica da Embraer em São José dos Campos, além de também não ser distante de uma célula da Eve, onde atua a equipe de engenharia e recursos humanos da empresa.
Aqui tem mais sobre o assunto: Carro voador e autônomo brasileiro entrará em operação em breve
Testes no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro está sendo utilizada como palco para avaliações em torno do carro voador no Brasil.
De acordo com o plano de desenvolvimento da Embraer, a ideia é ter 245 carros voadores sobrevoando a capital carioca até 2025.
Serão 37 vertiportos, em outras palavras, pontos para subida e pouso dos veículos.
Serão exploradas mais de 100 rotas e cerca de 4,5 milhão de passageiros poderão ser transportados por ano nessas viagens.
Outro ponto alto do projeto é a redução de poluição que a inovação pode trazer, com uma queda de 11 mil toneladas de CO2 por ano de acordo com o levantamento.
Afinal, assim como os veículos elétricos terrestres, os novos carros voadores têm essa virtude por utilizarem energia elétrica em seus deslocamentos.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.