Estados que exigem comprovante de vacina da Covid-19 para fazer o exame da CNH
Para realizar o exame da CNH é necessário apresentar o comprovante de vacina contra a COVID-19 nos estados de SP, PE, BA e PB, veja!
Com a nova realidade instaurada, novas medidas de segurança são necessárias, para isso, alguns estados exigem o comprovante de vacinação e em alguns casos, o teste de COVID negativo para a realização do exame da CNH, veja quais são eles!
Exame da CNH: estados passam a exigir comprovante de vacinação
Desde o início de 2020 a realidade não é mais a mesma. Em todos os setores da vida, precisamos nos adaptar ao “novo normal”, onde novas práticas de higiene e segurança foram reforçadas.
Após o início do processo de vacinação da população, os Detrans de alguns estados começaram a exigir o comprovante de vacinação para a realização dos exames da CNH. Além disso, em alguns locais, também passaram a exigir o teste de Covid negativo para aqueles que ainda não se vacinaram, como é o caso de:
São Paulo
Bahia
Pernambuco
Paraíba
São Paulo exige o comprovante de vacinação para a realização do exame da CNH
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o Detran.SP, desde o último dia 20 de janeiro, exige o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para todos os examinadores de trânsito e candidatos à habilitação nos exames práticos de direção veicular.
No estado, todos devem apresentar o comprovante no formato físico ou digital ao presidente da banca no início dos testes, no momento da assinatura da ata de presença.
É valido ressaltar que estão mantidos os demais protocolos sanitários recomendados pelas autoridades de saúde.
Bahia solicita a apresentação do comprovante de vacinação para todos os serviços presenciais do Detran
No caso do estado da Bahia, a apresentação do comprovante de vacinação não está restrito apenas para quem for realizar o exame prático da CNH. O mesmo deve ser apresentado em todos os serviços presenciais do Órgão.
“Quem não chega com o documento é orientado a baixar o comprovante no local, porém o candidato que não conseguir comprovar a imunização terá que remarcar a prova”. Para garantir o atendimento é válida a carteira de imunização impressa ou Certificado Covid, disponível também no aplicativo ou plataforma do SAC Digital que faz o redirecionamento ao Conecte SUS.” Informa o coordenador, Ricardo Anunciação.
Detran de Pernambuco também exige o comprovante de vacinação
Assim como estado da Bahia, em Pernambuco também é obrigatório o comprovante de vacinação para a realização de todos os serviços. Ainda conforme o decreto, além do comprovante de vacinação o cidadão deverá apresentar um documento de identificação com foto.
Esse procedimento será observado para a solicitação e recebimento de documentação, como para a realização de exames teóricos e práticos para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação. A medida também vale para as lojas dos shoppings, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) do estado e postos de atendimento do Detran-PE.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Paraíba também obriga a apresentação do comprovante vacinal
No caso da Paraíba, o comprovante vacinal é exigido desde o início de dezembro de 2021, para o agendamento de serviços do Detran-PB, conforme o decrete nº 41.979/2021. Por lá são aceitos comprovantes físicos e digitais.
No entanto, é importante ressaltar que, o estado dispensa a apresentação do documento por parte de pessoas que tenham alguma contraindicação da vacina, desde que seja comprovado por laudo médico.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.