Usuário do Uber que pagar em dinheiro deverá fazer selfie; entenda
A Uber anunciou nesta segunda (23) a U-Selfie. A foto será solicitada antes do embarque a usuários que optarem por pagar em dinheiro.
A Uber anunciou nesta segunda-feira (23) um novo recurso voltado à segurança dos motoristas parceiros do aplicativo que estava entre os mais pedidos por eles segundo as pesquisas internas realizadas pelo app: a selfie do usuário.
Batizada de U-Selfie, a foto começará a ser solicitada de forma experimental a alguns usuários que optarem por pagar suas viagens em dinheiro antes que eles consigam solicitar o carro.
Uber: piloto de selfie dos usuários; entenda
O projeto piloto da selfie vai valer para algumas das pessoas que se cadastrarem ou solicitarem sua viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito) e vem se somar a outros recursos já existentes no aplicativo para verificação do usuário, como a verificação de documentos, que solicita a alguns usuários que tirem uma foto do documento de identidade (RG ou CNH).
A medida visa registrar a imagem da pessoa que fez a solicitação. “A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal”, informa a Uber.
Para Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da plataforma, o recurso é um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens. “A Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam o nosso aplicativo”, afirma.
“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, explica.
Destino final detalhado e integração com o 190
Este é o terceiro anúncio realizado recentemente pela Uber relativo a ações visando à segurança dos motoristas parceiros. No início do mês de abril, a empresa anunciou mudanças no cartão de oferta de viagens, que passou a mostrar aos parceiros detalhadamente o endereço de destino dos seus passageiros de maneira prévia.
Até então, antes de aceitar a corrida, os motoristas da maior parte do País viam apenas a região de destino final.
Também em abril, a Uber anunciou a integração do botão “Ligar para a Polícia” do app com o atendimento 190 do Estado do Rio de Janeiro.
Com isso, toda vez que um usuário ou motorista parceiro usar o botão para ligar para a polícia local por meio do aplicativo, o serviço de emergência receberá automaticamente a localização em tempo real e as informações da viagem em que foi originada a chamada.
Isso será feito sem que seja necessário que quem fez a chamada transmita as informações verbalmente ao atendente da central 190, que receberá essas informações na tela do computador. A Uber afirma estar mantendo conversas com outros Estados para estender o serviço.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.