Para evitar problemas no veículo, o motorista deve estar atento ao óleo lubrificante que utiliza. Além de comprometer o motor, o uso incorreto influencia no consumo de gasolina, álcool ou diesel.
Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.
“O óleo e o combustível atuam separados no carro. No entanto, se o primeiro for velho ou estiver fora das especificações, os dois acabam se misturando e gerando maiores gastos com o carro”, garante Fábio Silva, coordenador Técnico da Total Lubrificantes do Brasil.
O óleo certo impede o desgaste das superfícies metálicas do motor, que precisa ter qualidade para proteger o automóvel. “O lubrificante cria uma película protetora entre as peças do motor, dispersa o calor e reduz o atrito delas. O produto também previne o acúmulo e o depósito das partículas de sujeira e dos ácidos que causam borra e oxidação. Daí a importância de sempre usar o óleo recomendado pela montadora para a limpeza”, explica o especialista.
Ao utilizar produtos piratas ou de qualidade duvidosa, o motorista não consegue controlar de maneira eficiente a lubrificação das partes móveis do motor. Com isso, sua temperatura aumenta, o que compromete a performance e o desempenho do veículo. E, consequentemente, o consumo de combustível é maior.
Atualmente, existem três tipos de óleo no mercado brasileiro. Os minerais básicos, semissintéticos ou sintéticos, com características especificas para cada aplicação e tipo de tecnologia do motor. Os sintéticos são lubrificantes que suportam condições mais severas e têm propriedades para colaborar na economia de combustível e manter a proteção, limpeza e a confiabilidade do funcionamento dos motores.
“Para saber qual óleo e viscosidade são ideais para o seu carro, é preciso consultar o Manual do Proprietário. Nele, as recomendações do fabricante estão indicadas na norma SAE (Society of Automotive Engineers ), que leva em consideração vários fatores após testes em bancada e de campo, como o grau de viscosidade para cada tipo de veículo”, esclarece Silva.
A viscosidade é indicada por números em graus, como 5W-30, onde 5W representa winter , de inverno, para apontar o comportamento do escoamento do lubrificante em baixa temperatura. Já o segundo número indica o seu desempenho em alta temperatura, quanto maior a numeração, maior a visocosidade.
A embalagem também carrega outras informações valiosas na hora de escolher o lubrificante. As siglas API (American Petroleum Institute ) e ACEA (Association des Constructeurs Europeens d’Automobiles ) mostram a carga de aditivos que aumentam o desempenho e evitam o desgaste do veículo.
“O óleo sintético sugerido pelas montadoras, por exemplo, já tem em sua fórmula aditivos próprios que garantem a performance exigida pelos fabricantes. Portanto, não é preciso aditivação complementar. Dessa forma, você não desperdiça dinheiro em aditivos adicionais ou com o lubrificante errado”, esclarece Silva .
—
Na galeria, veja qual é o consumo dos carros mais vendidos no Brasil em 2020.
Chevrolet Onix: consumo 1.0 MT6 (cidade/estrada): etanol (9,9/11,7) km/l; gasolina (13,9/16,7) km/l – consumo 1.0 turbo MT6 (cidade/estrada): etanol (9,4/11,2) km/l; gasolina (13,5/16) km/l – consumo 1.0 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (8,3/10,7) km/l; gasolina (11,9/15,1) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Joy: consumo 1.0 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,8/10,3) km/l; gasolina (12,8/14,7) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Hyundai HB20: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (9,1/10,1) km/l; gasolina (12,8/14,6) km/l – consumo 1.6 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,6/10,3) km/l; gasolina (12,5/14,7) km/l – consumo 1.6 AT6 (cidade/estrada): etanol (7,8/9,8) km/l; gasolina (11,5/13,9) km/l – consumo 1.0 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (8,6/10,3) km/l; gasolina (12,2/13,9) km/l |Foto: Divulgação/Hyundai
Hyundai HB20X: consumo 1.6 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,3/9,6) km/l; gasolina (11,8/13,9) km/l – consumo 1.6 AT6 (cidade/estrada): etanol (7,7/9,2) km/l; gasolina (10,9/12,9) km/l |Foto: Divulgação/Hyundai
Chevrolet Onix Plus: consumo 1.0 MT6 (cidade/estrada): etanol (9,9/11,7) km/l; gasolina (13,9/16,7) km/l – consumo 1.0 turbo MT6 (cidade/estrada): etanol (9,6/12,2) km/l; gasolina (13,7/17) km/l – consumo 1.0 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (8,6/10,9) km/l; gasolina (12/15) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Joy Plus: consumo 1.0 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,7/10,6) km/l; gasolina (12,8/15,3) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Ford Ka: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (9,3/10,8) km/l; gasolina (13,3/15,6) km/l – consumo 1.5 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,8/10,5) km/l; gasolina (12,4/14,8) km/l – consumo 1.5 AT6 (cidade/estrada): etanol (8,4/9,9) km/l; gasolina (11,7/14,5) km/l |Foto: Divulgação/Ford
(Foto: Divulgação/Ford)
Volkswagen T-Cross: consumo 1.0 TSI AT6 (cidade/estrada): etanol (7,6/9,5) km/l; gasolina (10,8/13,4) km/l – consumo 1.4 TSI AT6 (cidade/estrada): etanol (7,7/9,3) km/l; gasolina (11/13,2) km/l |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Gol: consumo 1.0 MPI MT5 (cidade/estrada): etanol (9/9,9) km/l; gasolina (12,9/14,2) km/l – consumo 1.6 8v MT5 (cidade/estrada): etanol (7,8/9,5) km/l; gasolina (11,1/13,6) km/l – consumo 1.6 MSI AT6 (cidade/estrada): etanol (7,7/9,6) km/l; gasolina (11,1/13,6) km/l |Foto: Divulgação/VW
Renault Kwid: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (10,3/10,8) km/l; gasolina (14,9/15,6) km/l |Foto: Divulgação/Renault
Fiat Argo: consumo 1.0 Firefly MT5 (cidade/estrada): etanol (9,3/10) km/l; gasolina (13,2/14,2) km/l – consumo 1.3 Firefly MT5 (cidade/estrada): etanol (8,9/10,4) km/l; gasolina (12,5/14,7) km/l – consumo 1.8 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,9/9,2) km/l; gasolina (9,7/12,8) km/l |Foto: Divulgação/Fiat
Jeep Renegade: consumo 1.8 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,4/8) km/l; gasolina (10,9/11,3) km/l – consumo 2.0 turbodiesel AT9 (cidade/estrada): diesel (10,2/12,9) km/l |Foto: Divulgação/Jeep
Volkswagen Polo: consumo 1.0 MPI MT5 (cidade/estrada): etanol (8,8/10) km/l; gasolina (12,9/14,3) km/l – consumo 1.6 MPI MT5 (cidade/estrada): etanol (8,2/9,5) km/l; gasolina (12/13,9) km/l – consumo 1.6 MPI AT6 (cidade/estrada): etanol (7,9/9,6) km/l; gasolina (11/13,8) km/l – consumo 1.0 TSI AT6 (cidade/estrada): etanol (7,9/9,5) km/l; gasolina (11,4/13,9) km/l |Foto: Divulgação/VW
Jeep Compass: consumo 2.0 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,1/7,5) km/l; gasolina (8,8/10,8) km/l – consumo 2.0 turbodiesel AT9 (cidade/estrada): diesel (10,2/13,4) km/l |Foto: Divulgação/Jeep
Hyundai Creta: consumo 1.6 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,8/8,1) km/l; gasolina (9,8/11,7) km/l – consumo 2.0 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,9/8,2) km/l; gasolina (10/11,4) km/l |Foto: Divulgação/Hyundai
Fiat Mobi: consumo 1.0 Fire MT5 (cidade/estrada): etanol (8,7/9,7) km/l; gasolina (12,6/14,2) km/l |Foto: Divulgação/Fiat
Toyota Corolla: consumo 2.0 CVT (cidade/estrada): etanol (8/9,7) km/l; gasolina (11,6/13,9) km/l – consumo 1.8 híbrido CVT (cidade/estrada): etanol (10,9/9,9) km/l; gasolina (16,3/14,5) km/l |Foto: Divulgação/Toyota
Nissan Kicks: consumo 1.6 CVT (cidade/estrada): etanol (7,7/9,4) km/l; gasolina (11,4/13,7) km/l |Foto: Divulgação/Nissan
Chevrolet Tracker: consumo 1.0 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (8,2/9,6) km/l; gasolina (11,9/13,7) km/l – consumo 1.2 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (7,7/9,4) km/l; gasolina (11,2/13,5) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Honda HR-V: consumo 1.8 CVT (cidade/estrada): etanol (7,7/8,6) km/l; gasolina (11/12,3) km/l – consumo 1.5 turbo CVT (cidade/estrada): gasolina (11,4/12,6) km/l |Foto: Divulgação/Honda
Renault Sandero: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (9,5/9,6) km/l; gasolina (14,2/14,1) km/l – consumo 1.6 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,4/8,9) km/l; gasolina (12,5/13) km/l – consumo 1.6 CVT = ainda não consta na t
Renault Stepway: consumo 1.6 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,3/8,5) km/l; gasolina (12/12,1) km/l – consumo 1.6 CVT = ainda não consta na tabela do PBE/Inmetro |Foto: Divulgação/Renault
Ilustrativa (Foto: Divulgação/VW
Ford Ka Sedan: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (9,3/10,8) km/l; gasolina (13,3/15,6) km/l – consumo 1.5 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,8/10,5) km/l; gasolina (12,4/14,8) km/l – consumo 1.5 AT6 (cidade/estrada): etanol (8,4/9,9) km/l; gasolina (11,7/14,5) km/l |Foto: Divulgação/Ford
Ford EcoSport: consumo 1.5 AT6 (cidade/estrada): etanol (7,1/8,6) km/l; gasolina (10,3/12,6) km/l – consumo 2.0 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,8/8,2) km/l; gasolina (9,8/11,6) km/l; consumo versão Storm 2.0 AT6 4WD (cidade/estrada): etanol (6,0/8) km/l; gasolina (8,5/11,4) km/l |Foto: Divulgação/Ford
Hyundai HB20S: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (9,5/10,6) km/l; gasolina (12,8/14,7) km/l – consumo 1.6 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,5/10,5) km/l; gasolina (12,6/15,1) km/l – consumo 1.6 AT6 (cidade/estrada): etanol (8,1/10,4) km/l; gasolina (11,5/14,9) km/l – consumo 1.0 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (8/10,8) km/l; gasolina (12,1/15,3) km/l |Foto: Divulgação/Hyundai
Toyota Yaris: consumo 1.3 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,4/10) km/l; gasolina (12,1/14,2) km/l – consumo 1.3 CVT (cidade/estrada): etanol (9/9,9) km/l; gasolina (13,1/14,2) km/l – consumo 1.5 CVT (cidade/estrada): etanol (8,8/10) km/l; gasolina (12,6/13,8) km/l |Foto: Divulgação/Toyota
Volkswagen Fox: consumo 1.6 8v MT5 (cidade/estrada): etanol (7,7/9,2) km/l; gasolina (11,3/13,3) km/l |Foto: Divulgação/VW
Fiat Cronos: consumo 1.3 Firefly MT5 (cidade/estrada): etanol (8,9/10,4) km/l; gasolina (12,5/14,7) km/l – consumo 1.8 MT5 (cidade/estrada): etanol (7,4/9,3) km/l; gasolina (11/13,5) km/l – consumo 1.8 AT6 (cidade/estrada): etanol (6,7/9,3) km/l; gasolina (9,8/13,2) km/l |Foto: Divulgação/Fiat Volkswagen Voyage: consumo 1.0 MPI MT5 (cidade/estrada): etanol (9,1/10,6) km/l; gasolina (13,1/15,1) km/l – consumo 1.6 8v MT5 (cidade/estrada): etanol (8/9,9) km/l; gasolina (11,6/14,1) km/l – consumo 1.6 MSI AT6 (cidade/estrada): etanol (8/10,1) km/l; gasolina (11,1/14,3) km/l |Foto: Divulgação/VW
Honda Civic: consumo 2.0 CVT (cidade/estrada): etanol (7,2/8,9) km/l; gasolina (10,5/13) km/l – consumo 1.5 turbo CVT (cidade/estrada) gasolina (11,8/14,4) km/l |Foto: Divulgação/Honda
Chevrolet Spin: consumo 1.8 MT6 (cidade/estrada): etanol (7,8/9,1) km/l; gasolina (11,3/13) km/l – consumo 1.8 AT6 (cidade/estrada): etanol (7,1/8,7) km/l; gasolina (10,2/12,4) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Ilustrativa (|Foto: Divulgação/VW)
Renault Duster: consumo 1.6 CVT (cidade/estrada): etanol (7,1/7,9) km/l; gasolina (10,3/10,8) km/l |Foto: Divulgação/Renault
Renault Logan: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (9,4/10,2) km/l; gasolina (14/14,9) km/l – consumo 1.6 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,7/9,7) km/l; gasolina (13/14,1) km/l – consumo 1.6 CVT = ainda não consta na tabela do PBE/Inmetro |Foto: Divulgação/Renault
Honda Fit: consumo 1.5 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,3/9,5) km/l; gasolina (11,6/13,6) km/l – consumo 1.5 CVT (cidade/estrada): etanol (8,3/9,9) km/l; gasolina (12,3/14,1) km/l |Foto: Divulgação/Honda
Fiat Uno: consumo 1.0 Fire MT5 (cidade/estrada): etanol (8/9,4) km/l; gasolina (11,6/13,4) km/l – consumo 1.0 Firefly 3 cilindros MT5 (cidade/estrada): etanol (9,1/10,6) km/l; gasolina (13,2/15,2) km/l – consumo 1.3 Firefly MT5 (cidade/estrada): etanol (9,3/11) km/l; gasolina (13/15) km/l |Foto: Divulgação/Fiat
Nissan Versa: consumo 1.0 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,8/10,5) km/l; gasolina (12,9/15,3) km/l – consumo 1.6 MT5 (cidade/estrada): etanol (8,4/10) km/l; gasolina (12,6/14,4) km/l – consumo 1.6 X-Tronic CVT (cidade/estrada): etanol (7,8/10) km/l; gasolina (11,6/14,1) km/l |Foto: Divulgação/Nissan
Toyota Yaris Sedan: consumo 1.5 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,3/10,1) km/l; gasolina (12/14,6) km/l – consumo 1.5 CVT (cidade/estrada): etanol (9/10,6) km/l; gasolina (13/14,5) km/l |Foto: Divulgação/Toyota
Chevrolet Cruze: consumo 1.4 turbo AT6 (cidade/estrada): etanol (7,6/9,4) km/l; gasolina (11,1/13,9) km/l |Foto: Divulgação/Chevrolet
Renault Captur: consumo 1.6 CVT (cidade/estrada): etanol (7,2/8,1) km/l; gasolina (10,5/11,7) km/l – consumo 2.0 AT4 (cidade/estrada): etanol (6,1/7,3) km/l; gasolina (8,9/10,5) km/l |Foto: Divulgação/Renault
Citroën C4 Cactus: consumo 1.6 AT6 (cidade/estrada): etanol (7,3/9,1) km/l; gasolina (10,4/13) km/l – consumo 1.6 AT6 THP (cidade/estrada): etanol (7,2/8,9) km/l; gasolina (10,4/12,6) km/l |Foto: Divulgação/Citroën
Toyota Etios: consumo 1.3 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,6/9,8) km/l; gasolina (12,6/14,2) km/l – consumo 1.3 AT4 (cidade/estrada): etanol (8,2/9,2) km/l; gasolina (11,8/13,3) km/l – consumo 1.5 MT6 (cidade/estrada): etanol (8,3/9,8) km/l; gasolina (12,4/14,1) km/l – consumo 1.5 AT4 (cidade/estrada): etanol (8,1/9,2) km/l; gasolina (11,9/13,2) km/l |Foto: Divulgação/Toyota
Fiat Grand Siena: consumo 1.0 Fire MT5 (cidade/estrada): etanol (7,9/9,5) km/l; gasolina (11,2/13,6) km/l – consumo 1.4 Fire MT5 (cidade/estrada): etanol (7,7/9,4) km/l; gasolina (11,1/13,5) km/l |Foto: Divulgação/Fiat
Volkswagen Up: consumo 1.0 MPI MT5 (cidade/estrada): etanol (9,6/10,6) km/l; gasolina (14,2/15,3) km/l – consumo 1.0 TSI MT5 (cidade/estrada): etanol (9,5/10,4) km/l; gasolina (13,7/14,7) km/l |Foto: Divulgação/VW