Uso de máscara é liberado em carros por aplicativo e táxis em SP; saiba regras

A partir do Decreto 61.307 publicado no último sábado, 13, o uso de máscara em carros de transportes por aplicativo, como Uber e 99, bem como para os táxis, tanto por parte do passageiro, bem como do motorista é opcional. O item de segurança ainda é obrigatório em transporte público, entenda.

O uso de máscara em serviços de transporte por aplicativo e táxi, passa a ser opcional na cidade de São Paulo a partir do decreto publicado no último sábado
O uso de máscara em serviços de transporte por aplicativo e táxi, passa a ser opcional na cidade de São Paulo a partir do decreto publicado no último sábado (Foto: 99)

Uso de máscara é opcional em táxis e carros por aplicativo na cidade de São Paulo

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, através do decreto 61.307, publicado no último sábado, desobrigou o uso de máscaras para evitar o contágio de Covid-19, em transportes por aplicativo, como Uber e 99, bem como em táxis.

No entanto, é válido ressaltar que o uso do item de segurança continua sendo obrigatório em transportes públicos, como é o caso de ônibus, metrôs e trens. Além disso, a máscara ainda é de uso obrigatório em locais como hospitais e postos de saúde.

VEJA TAMBÉM

Em nota, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), informou que “o Decreto nº 61.307, publicado neste sábado mantém a obrigatoriedade de cobertura facial somente nos serviços de saúde e nos meios de transporte coletivo.

Desta forma, fica liberado o uso de máscaras nos meios de transporte individuais, como táxis e nos veículos de aplicativo.

Taxistas, motoristas de aplicativo e seus passageiros, podem optar pela utilização de máscaras caso desejem, porém a realização de corridas nestes veículos sem cobertura facial passa a ser autorizada na cidade de São Paulo.”

O Decreto em questão vai de encontro com o último publicado ainda em março que desobrigava o uso das máscaras em locais abertos. Na época, o item ainda era obrigatório em qualquer serviço de transporte, seja ele público ou privado.

O uso de máscara em serviços de transporte por aplicativo e táxi, passa a ser opcional na cidade de São Paulo a partir do decreto publicado no último sábado
Importante destacar que o uso da máscara ainda é obrigatório em transporte público (Foto: Divulgação)

Procurada pela reportagem do Garagem360, a Uber afirma que enviou aos usuários cadastrados, uma série de recomendações sobre o uso das máscaras.

“As diretrizes governamentais em relação ao uso de máscaras durante as viagens por aplicativo, como as oferecidas por meio do app da Uber, têm sido atualizadas de acordo com cada cidade ou estado.”

Dessa forma, a empresa orienta todos os seus parceiros e usuários para que sigam o que determinam as normas e autoridades locais.

Porém, ” Independentemente da obrigatoriedade, para maior segurança de todos, seguimos sugerindo a todos os nossos usuários e parceiros que sigam adotando as medidas de proteção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, que inclui o uso de máscaras em ambientes fechados. Seguindo, assim, o checklist que aparece no app antes de cada viagem.”

A Uber completa dizendo que “muitas pessoas ainda podem se sentir mais seguras usando máscara devido a condições de saúde pessoal ou familiar, portanto, pedimos que respeite as preferências de cada um. Se você se sentir desconfortável, poderá sempre cancelar a viagem.”

O uso de máscaras na cidade de São Paulo

O uso da máscara deixou de ser obrigatório na cidade no início de março. Na época, a utilização, porém, era obrigatória em locais fechados, como em transportes públicos.

O prefeito Ricardo Nunes da época afirmou que “A cidade de São Paulo mais uma vez acompanha a ciência para embasar uma importante decisão nessa pandemia.

É um marco a gente poder desobrigar o uso de máscaras pela população nos ambientes abertos, depois de tantas restrições (…)

Agora, com um estudo da Vigilância Sanitária do Município atestando que a alta imunização e a queda sucessiva nos índices de contaminação, tenho a tranquilidade e a satisfação de anunciar esse importante passo rumo à normalidade.”

O uso de máscara em serviços de transporte por aplicativo e táxi, passa a ser opcional na cidade de São Paulo a partir do decreto publicado no último sábado
Na cidade, a máscara não é mais obrigatória em locais abertos desde março (Foto: 99)

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar