Uso de luzes diurnas ajuda a evitar acidentes

Obrigatoriedade de ligar o farol baixo durante o dia está perto de se tornar realidade

Esqueça a regra de que os faróis foram feitos para serem usados apenas durante à noite, em locais escuros ou em momentos de chuva ou neblina. Ao que tudo indica, o seu uso será necessário também durante o dia. Isso porque um projeto de lei que obriga o motorista a acender o farol baixo em estradas já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, e agora, deve passar por uma revisão no Senado.

Se usado durante o dia, farol baixo ajuda a ampliar  a visibilidade | Foto: OregonDOT via VisualHunt.com / CC BY

Criada pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR) em 2013, a proposta 5070/13 indica que o uso da luz diurna nas rodovias ajuda a reduzir os riscos no trânsito. “Os condutores envolvidos em acidentes nas vias rápidas continuam relatando que não visualizaram o outro veículo a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão”, disse Bueno à Agência Câmara de Notícias. A justificativa do documento também indica que “os designs modernos dos veículos e as novas cores utilizadas vem contribuindo para ofuscá-los no meio ambiente mesmo durante o dia”.

A infração para quem não cumprir a regra será considerada média. O motorista receberá uma multa de R$ 85,13 e terá quatro pontos retirados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Antes do projeto de lei ter sido colocado em prática, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já havia se manifestado sobre o assunto. Com a intenção de conscientizar os motoristas sobre a importância do uso do farol baixo nas estradas, o órgão passou a recomendar a utilização do equipamento mesmo durante o dia. Ainda assim, poucos adotaram a prática, e os acidentes  causados pela falta de visibilidade continuaram.

“A implantação dessa obrigatoriedade ajuda na sinalização para outros motoristas e pedestres. Assim, o carro passa a se destacar e ser mais visto. Essa prática pode auxiliar bastante, principalmente em pistas de mão dupla”, explica Vilson Tolfo, diretor de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Sistema de farol DRL foi desenvolvido exclusivamente para o uso diurno |Foto: Photo credit: Travis Isaacs via VisualHunt.com / CC BY

Segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA), órgão dos Estados Unidos, o uso dos faróis baixos durante o dia ajudam a reduzir os acidentes com pedestres e ciclistas em 12%, e as colisões entre veículos em 5%. Aqui no Brasil ainda não existem muitos resultados, mas baseada em estudos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) indica que o uso das luzes diurnas aumenta a visibilidade em 60%.

Apesar do benefício, Tolfo ressalta que a mudança pode impactar no bolso do motorista. “É importante lembrar que, se o condutor pega muito a estrada, ele vai usar o farol constantemente. Com isso, as lâmpadas, que não foram planejadas para uso contínuo, terão de ser trocadas com mais frequência. Outro ponto negativo é que o processo também aumenta o consumo de energia do carro.”

DRL (Daytime Running Light)

Para o engenheiro, o sistema DRL (Daytime Running Light) é mais eficiente do que os faróis baixos. Já presente em uma série de automóveis vendidos no Brasil (Fiat 500, Citröen C3 e Peugeot 208, por exemplo), e obrigatória nos Estados Unidos e em uma série de países da Europa, ele tem o mesmo propósito do uso dos faróis baixos durante o dia.

As luzes de led, localizadas na parte dianteira dos veículos, ajudam a ampliar a visibilidade dos motoristas e dispensam que se ligue os faróis quando está claro. “Por ter sido projetado exclusivamente para uso diurno, o DRL se mostra mais perceptivo e chamativo”, afirma Tolfo.

Legislação já obriga motociclistas a rodarem com o farol aceso durante o dia | Foto: ~FreeBirD®~ via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

Leonardo Figueiredo, gerente de Produto da Philips Automotiva, concorda. “O DRL é mais eficiente porque foi desenvolvido para tal finalidade, sem contar com a tecnologia led, que oferece mais durabilidade, economia de energia e luminosidade.”. Outra vantagem é que as lâmpadas são ativadas no momento em que o motorista liga o carro, evitando eventuais esquecimentos,

Motocicletas

No caso dos motociclistas, segundo o artigo 244 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), eles devem rodar sempre com os faróis ligados, independentemente do horário. A medida também serve para aumentar a visibilidade e reduzir o número de acidentes. Quem não cumprir a obrigatoriedade, fica sujeito a uma multa de R$ 191,54 e suspensão da (CNH) durante um período que pode variar de um a três meses.

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

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