Combustíveis adulterados podem danificar o veículo | Foto: Divulgação
O consumo de combustíveis quimicamente adulterados pode gerar sérios danos ao veículo. Geralmente mais baratos e sem a indicação de terem sido modificados, litros e mais litros acabam sendo comprados por motoristas cientes ou não da situação. Em casos extremos, a prática pode resultar desde a corrosão da bomba de abastecimento do carro até a “perda” do motor.
Segundo Clayton Zabeu, engenheiro mecânico da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), não é possível dizer qual será o dano que o automóvel está sujeito a sofrer sem saber quais compostos foram adicionados ilegalmente à gasolina ou ao etanol.
Uso gasolina ou etanol adulterados
No caso de água, o mais comum de ser inserido, o combustível final não apresenta uma mudança visual significativa, apenas fica menos denso. Sua adição aumenta a quantidade, mas diminui a potência do etanol. “A água não queima, não abastece o veículo e, com isso, ele não vai render o que se espera com a quantidade de combustível abastecida”, explica o especialista.
Apesar de os problemas gerados pela água serem menores, isso não significa que eles não existam. “Os estabelecimentos fazem esse acréscimo, mas não costumam se preocupar em destilar. Eles vão misturar ao combustível a água que sai da torneira e ela não é ‘limpa’”, afirma Zabeu, referindo-se a presença de compostos químicos como cloro e sódio, que podem gerar a corrosão de componentes do sistema de abastecimento.
LEIA MAIS: Fuja dos combustíveis adulterados
Crise dos combustíveis: Veja orientações para economizar
A situação torna-se realmente grave quando a adulteração ocorre na gasolina e pelo uso de solventes químicos. “Esses produtos contêm muitas substâncias tóxicas ao automóvel e deixam sujeira na bomba”, explica o engenheiro mecânico. Além desse inconveniente, a adição pode fazer com o que o carro superaqueça causar danos gravíssimos ao motor.
LEIA MAIS: Álcool ou gasolina? Conta simples ajuda a escolher o mais barato
Descubra qual a capacidade do tanque de combustível de seu carro
De acordo com o Zabeu, os custos para o reparo dos componentes afetados pelos malefícios da adulteração da gasolina e do etanol são altos. Uma bomba de combustível, por exemplo, é encontrada por até R$ 800,00. Já o conserto do motor chega a ultrapassar a bagatela de R$ 5 mil.
Fique atento
“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O velho ditado pode ser extremamente útil para escapar da enrascada de abastecer com líquidos contaminados. Se o preço estiver muito abaixo do praticado e o condutor não conhecer aquele posto, a desconfiança é perfeitamente válida e recomendada. Lembre-se: “o barato pode sair caro”.
Carros mais econômicos e beberrões
No álbum especial no Garagem360 , confira quais são os carros mais econômicos e os mais beberrões do Brasil. As informações são do Inmetro e do Conpet, responsáveis pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Os mais “gastões”: Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG S 65 L – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Ford Fusion (Foto Ilustrativa)
Ford Fusion Hybrid – 16,8/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,31 MJ/km. Motor: 2.0 EcoBoost + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação