Uso de gasolina ou etanol adulterados pode causar até a “perda” do motor
O consumo de combustíveis quimicamente adulterados pode gerar sérios danos ao veículo. Geralmente mais baratos e sem a indicação de terem sido modificados.
O consumo de combustíveis quimicamente adulterados pode gerar sérios danos ao veículo. Geralmente mais baratos e sem a indicação de terem sido modificados, litros e mais litros acabam sendo comprados por motoristas cientes ou não da situação. Em casos extremos, a prática pode resultar desde a corrosão da bomba de abastecimento do carro até a “perda” do motor.
Segundo Clayton Zabeu, engenheiro mecânico da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), não é possível dizer qual será o dano que o automóvel está sujeito a sofrer sem saber quais compostos foram adicionados ilegalmente à gasolina ou ao etanol.
Uso gasolina ou etanol adulterados
No caso de água, o mais comum de ser inserido, o combustível final não apresenta uma mudança visual significativa, apenas fica menos denso. Sua adição aumenta a quantidade, mas diminui a potência do etanol. “A água não queima, não abastece o veículo e, com isso, ele não vai render o que se espera com a quantidade de combustível abastecida”, explica o especialista.
Apesar de os problemas gerados pela água serem menores, isso não significa que eles não existam. “Os estabelecimentos fazem esse acréscimo, mas não costumam se preocupar em destilar. Eles vão misturar ao combustível a água que sai da torneira e ela não é ‘limpa’”, afirma Zabeu, referindo-se a presença de compostos químicos como cloro e sódio, que podem gerar a corrosão de componentes do sistema de abastecimento.
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A situação torna-se realmente grave quando a adulteração ocorre na gasolina e pelo uso de solventes químicos. “Esses produtos contêm muitas substâncias tóxicas ao automóvel e deixam sujeira na bomba”, explica o engenheiro mecânico. Além desse inconveniente, a adição pode fazer com o que o carro superaqueça causar danos gravíssimos ao motor.
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Descubra qual a capacidade do tanque de combustível de seu carro
De acordo com o Zabeu, os custos para o reparo dos componentes afetados pelos malefícios da adulteração da gasolina e do etanol são altos. Uma bomba de combustível, por exemplo, é encontrada por até R$ 800,00. Já o conserto do motor chega a ultrapassar a bagatela de R$ 5 mil.
Fique atento
“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. O velho ditado pode ser extremamente útil para escapar da enrascada de abastecer com líquidos contaminados. Se o preço estiver muito abaixo do praticado e o condutor não conhecer aquele posto, a desconfiança é perfeitamente válida e recomendada. Lembre-se: “o barato pode sair caro”.
Carros mais econômicos e beberrões
No álbum especial no Garagem360, confira quais são os carros mais econômicos e os mais beberrões do Brasil. As informações são do Inmetro e do Conpet, responsáveis pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
- Os mais “gastões”: Mercedes-AMG S 63 4M Cabrio – Cidade: 5,9 km/l – Estrada: 8,3 km/l. Consumo energético: 3,34 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Ferrari Califórnia T – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 9,7 km/l. Consumo energético: 3,19 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Porsche Macan Turbo – Cidade: 5,8 km/l – Estrada: 7,6 km/l. Consumo energético: 3,45 MJ/km |Foto: Divulgação
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- BMW X6 M – Cidade: 5,7 km/l – Estrada: 7,2 km/l. Consumo energético: 3,57 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Mercedes-AMG S 65 L Coupé – Cidade: 5,6 km/l – Estrada: 8,2 km/l. Consumo energético: 3,46 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Lamborghini Hurácan S – Cidade: 5,4 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,73 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Porsche Cayenne Turbo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,9 km/l. Consumo energético: 3,71 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Maserati Gran Turismo S – Cidade: 5,2 km/l – Estrada: 7,1 km/l. Consumo energético: 3,84 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Mercedes-AMG GLC 43 Coupé – Cidade: 5,1 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 3,90 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Land Rover Range Rover Sport SVR 550 – Cidade: 5 km/l – Estrada: 7,3 km/l. Consumo energético: 3,92 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Maserati Quattroporte – Cidade: 5 km/l – Estrada: 6,8 km/l. Consumo energético: 3,97 MJ/km. |Foto: Divulgação
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- Ferrari GTC4Lusso – Cidade: 4,8 km/l – Estrada: 6,9 km/l. Consumo energético: 4,09 MJ/km|Foto: Divulgação
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- Land Rover Range Rover Vogue SE – Cidade: 4,6 km/l – Estrada: 7,5 km/l. Consumo energético: 4,07 MJ/km |Foto: Divulgação
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- Lamborghini Aventador SVR– 4,5/7,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 4,17 MJ/km|Foto: Divulgação
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- Mais econômicos: Fiat Uno Sporting – 13/15 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.3 Firefly 8v flex |Foto: Divulgação
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- Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Onix Joy – 12,9/15,3 km/l com gasolina. Consumo energético: 1,55 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Logan Authentique – 13,8/14,5 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Renault Sandero Authentique – 14,2/14,1km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SCe 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Voyage City – 13,1/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,53 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Uno Drive – 13,2/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka + SE – 13,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,51 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Easy – 13,5/15,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 Fire 8v |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Chevrolet Prisma LT – 13,1/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,52 MJ/km. Motor: 1.0 SPEC-4 8v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Ford Ka SE – 13,5/15,7 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,49 MJ/km. Motor: 1.0 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Argo Drive – 14,2/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,45 MJ/km. Motor: Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Take (aspirado) – 14,2/15,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,46 MJ/km. Motor: 1.0 mpi 12v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Fiat Mobi Drive GSR – 14/15,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,43 MJ/km. Motor: 1.0 Firefly 6v flex |Foto: Divulgação
- Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Lexus CT200h – 15,7/14,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,41 MJ/km. Motor: 1.8-Litros VVT-I 16V gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
- Volkswagen Up Move TSI – 14,3/16,3 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,40 MJ/km. Motor: 1.0 TSI 12v flex |Foto: Divulgação
- Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Citroën C3 Origine – 14,8/16,6 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,42 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Peugeot 208 Active – 14,8/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,39 MJ/km. Motor: 1.2 PureTech flex |Foto: Divulgação
- Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Volvo XC90 T8 Excellence – 15,3/15,8 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,36 MJ/km. Motor: 2.0 16v + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Ford Fusion (Foto Ilustrativa)
- Ford Fusion Hybrid – 16,8/15,1 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,31 MJ/km. Motor: 2.0 EcoBoost + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
- Toyota Prius – 18,9/17 km/l (cidade/estrada) com gasolina. Consumo energético: 1,15 MJ/km. Motor: 1.8 VVT-i gasolina + elétrico (híbrido) |Foto: Divulgação
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.